Polícia Militar do Acre promove solenidade para celebrar 101 anos de fundação

Celebrando os 101 anos de existência da Polícia Militar do Acre (PMAC), foi realizada nesta sexta-feira (26) a solenidade em frente ao quartel geral da corporação, com presença de autoridades militares e da sociedade civil prestigiando as conquistas das forças militares.

Entre as ações da PMAC destacadas na solenidade, estão o Policiamento Escolar e a Banda de Música Mirim, que atendem anualmente mais de 20 mil crianças com culto à civilidade e respeito às leis. Além do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que já formou em 18 anos cerca de 152 mil crianças e pais.

Militares foram homenageados durante o evento /Foto: ContilNet

De 2011 até este ano, também já foram investidos mais de R$ 15 milhões para aquisição de viaturas, motocicletas, barcos, computadores, armamentos e munições. Entre 2011 e 2014, 562 soldados foram contratados, e no início de 2017, 48 novos alunos oficiais entraram na corporação.

Para o comandante-geral da PM, coronel Júlio César, é necessário sempre lembrar do que já foi conquistado para comemorar com a população: “Neste aniversário, aproveitamos para fazer um balanço e analisar o que vem sendo feito pela Polícia e o que a corporação vem realizando para a sociedade”.

Durante a cerimônia, membros da corporação, secretários estaduais, autoridades municipais e representantes do Poder Judiciário foram homenageados pelos relevantes serviços prestados e notáveis colaborações para o progresso da PM.

Celebração ocorreu em frente ao quartal da Polícia Militar /Foto: ContilNet

As honrarias concedidas foram as Medalhas Barão do Rio Branco (para 99 militares), as Medalhas Guardiões da Estrela Altaneira (para 43 autoridades), o Mérito Plácido de Castro (para 19 autoridades) e o Espadim Tiradentes, concedido para 47 homenageados – incluindo Eduardo Rogério da Silva, 1º colocado do último concurso público para ingresso na PMAC.

A vice-governadora Nazaré Araújo afirmou que a atual situação política e econômica desafia a todos, mas que as ações de governo vêm sendo tomadas para continuar dignificando o serviço dos militares: “Podemos ver os benefícios que o investimento em segurança nos trazem. Eles, que nos defendem com a própria vida, são os heróis que merece dignificação constante”.

“Aproveitamos para fazer um balanço e analisar o que vem sendo feito pela Polícia”, disse o coronel Júlio César /Foto: ContilNet

Sobre a PMAC

A história da PM no Acre começa em 1916, quando foram instituídas as companhias regionais responsáveis pelo policiamento do Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá. Em 1921, foi criada a Força Policial do Território Federal do Acre, e 13 anos depois, surgiu pela primeira vez a alcunha “Polícia Militar”. Já em 1945, o presidente Getúlio Vargas instituiu a Guarda Territorial, que foi alterada em 1963, com a promulgação da 1ª Constituição Estadual, fazendo surgir a PM que permanece até hoje.

O patrono da força militar é o coronel José Plácido de Castro, líder da Revolução Acreana e comandante-chefe do Exército do (então) Estado Independente do Acre.

PUBLICIDADE