Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), a campanha para vacinação contra a influenza encerra-se na próxima sexta-feira (26). O órgão alerta que, do público-alvo de 89 mil pessoas, apenas 26.522 compareceram às unidades de saúde.
A vacinação contra a influenza teve início no dia 17 de maio. A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Crianças e idosos fazem parte do público que é prioridade para receber a vacina /Foto: ASCOM PMRB
Socorro Martins, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Semsa, explica que o índice mais baixo da procura é o das crianças entre seis e cinco anos de idade: “Para suprir essa cobertura vacinal das crianças, a Secretaria está indo até escolas e creches. Pedimos a autorização prévia dos pais para que o procedimento possa ser concluído”.
Além das crianças, fazem parte do público-alvo as gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
Socorro também destaca que os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente e o vírus da gripe passa por mutações frequentes: “Este ano já tivemos óbitos no Brasil por causa da influenza. Nos preocupamos e esperamos que a população compareça nas unidades de saúde”.
Também como estratégia de imunização, a Semsa faz arrastão nos bairros, indo de casa em casa e atende através das unidades de saúde, como a Dr. Ary Rodrigues (Seis de Agosto), Rosângela Pimentel (Calafate) e Cláudia Vitorino (Taquari).
