Na manhã desta quinta-feira (18) a Assembleia Legislativa do Acre homenageou os profissionais da Saúde em alusão ao Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, comemorado em 12 de maio. A sessão solene foi requerida pelo deputado estadual Raimundinho da Saúde (PTN), que também presidiu esta sessão.
Na ocasião, o representante do Conselho Regional de Enfermagem do Acre, Adaílton Cruz, falou sobre os avanços da categoria no Estado e o que ainda falta para melhorar.
“A nossa profissão teve muitos avanços na parte técnica e científica, as academias e as universidades são provas disso. Mas o avanço que a gente mais almeja é o reconhecimento, a valorização, o respeito à profissão e, principalmente, termos um salário melhor e que na hora que um paciente deixar o hospital dizer ‘obrigado enfermeiro’, ‘obrigado técnico’ e não só agradecer ao médico, pois somos tão responsáveis e dedicados quanto aos médicos”, disse.

Sessão solene da Aleac nesta quinta-feira (18) /Foto: Assessoria
Cruz ressaltou ainda que as unidades precisam de mais reforços e contratar mais profissionais dessa área, pois temos técnicos e auxiliares que passaram em concursos, mas que estão esperando ser contratados.
“Precisamos que a PGE pare de olhar mais de forma técnica para a Legislação e tenha o bom senso de fazer uma mediação entre a realidade e a necessidade. Com isso não embargue mais projetos que venham beneficiar a população e os profissionais, esse é o nosso pedido”, completou.
A presidente do Sindicato dos Profissionais em enfermagem, técnicos e auxiliares, Rosa Nogueira, parabenizou os homenageados da sessão e aproveitou para falar da dificuldade que a categoria tem em negociar com o Pró-saúde.
“Nesse sentido, senhores deputados, nós precisamos da ajuda de vocês, porque nós estamos há um ano tentando negociar um acordo coletivo com o Pró-saúde e não chegamos a uma conclusão, é uma das empresas mais difíceis de se negociar. A enfermagem nacional vem lutando pelas [jornada semanal de] 30 horas, pelo melhor salário e valorização. Com isso quero anunciar a todos os profissionais presentes a criação da Federação de Enfermagem, porque a nossa categoria precisa de mais instituições que lutem por nós”, finalizou.
