Duas diretoras do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) estão no Distrito Federal desde o dia 23 de maio para participar do movimento “Ocupa Brasília”, promovido pelas federações dos trabalhadores contra as reformas trabalhistas, previdenciária e no combate a onda de corrupção que assola o país.
Além disso, as diretoras participaram de um encontro para a fundação da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Região Norte (Feessnorte), ligada à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS).
Sinteac participou do movimento “Ocupa Brasília” /Foto: Assessoria
Conforme revelou Francinete Barros, secretária-geral do Sintesac, o evento “Ocupa Brasília” tem o apoio das demais federações e centrais sindicais, com o conjunto dos trabalhadores se manifestando contra os eventos recentes de corrupção e manipulação política.
“Como Sintesac e as federações classificam estas mudanças como prejudiciais ao conjunto dos trabalhadores, sejam eles da iniciativa privada ou servidores públicos, participamos como tantos outros trabalhadores na defesa dos interesses da base sindical”, complementou.
Sindicato é contra as reformas propostas pelo Governo Temer /Foto: Assessoria
Por sua vez, a diretora de Formação Sindical do Sintesac, Maria de Jesus Almeida Xavier, revelou que a Feessnorte vai exercer um forte papel nas negociações que envolvem os trabalhadores em Saúde, sendo sua implantação de fato e de direito uma reivindicação antiga da categoria. Por isso a importância delas no evento de criação.
“A Feessnorte, entidade a qual o Sintesac é filiado, fortalece institucionalmente ao nosso sindicato com a atuação em Brasília, mantendo um contato mais próximo com as demais federações e representando aos trabalhadores da Região Norte como um todo”, destacou Maria de Jesus.
“Entre outras ações, a nova federação já deve se engajar no combate à reforma previdenciária, o ataque à legislação trabalhista e contra o processo de terceirização”, ressaltou Francinete.
Movimento tomou forma e foi marcante em Brasília /Foto: Assessoria

