19 de abril de 2024

Após três anos, Vaquejada volta a fazer parte da programação da ExpoAcre

A prova vai acontecer nos dias 29 e 30 de julho no Parque de Exposição Marechal Castelo Branco, em Rio Branco. A data foi acordada durante uma reunião realizada na terça-feira (27) entre representantes da associação e a administração do parque, bem como com os organizadores.

“Nós montamos a associação justamente para que a atividade possa voltar a circular pelo Estado. Conseguimos fazer com que a prova faça parte da programação oficial da Expoacre após três anos. Posteriormente nós pretendemos realizar um circuito de vaquejadas por todo o estado” explicou Marivaldo Bezerra, diretor jurídico da Avac.

PEC regulamentou a prática da vaquejada em todo o Brasil /Foto: Reprodução

Vaquejada é esporte

A vaquejada é a prática na qual dois vaqueiros montados a cavalo têm de derrubar um boi, puxando-o pelo rabo. Em outubro de 2016, o STF derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada. O relator da ação, ministro Marco Aurélio Mello, entendeu que a prática teria “crueldade intrínseca”, e o dever de proteção ao meio ambiente previsto na Constituição Federal se sobrepõe aos valores culturais da atividade desportiva. Após inúmeras polêmicas, uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que viabiliza a prática da vaquejada em todo o Brasil, foi aprovada pela Câmara dos Deputados, no fim de maio deste ano.

“Com a aprovação da PEC que regulamenta a vaquejada, nós resolvemos nos reunir para realizar não só este evento na Expoacre, como outros pelo estado, tudo na forma que estabelece a nova lei”, ressaltou Bezerra.

Em breve a associação deve abrir as inscrições. Neste primeiro momento os membros estão se organizando para viabilizar o evento, que segundo Marivaldo Bezerra, será aberto a todos os interessados. “Todos os vaqueiros poderão participar. Estamos apenas ajustando os detalhes para que tudo seja organizado, e a nossa única exigência será que o vaqueiro atenda ao que diz a lei”, enfatizou o diretor jurídico.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost