20 de abril de 2024

Arte e educação: artista plástico cearense expõe mais de 30 obras na Ufac

Em exposição até o dia 3 de julho, as 34 obras do artista plástico Bob Franca, compostas através da técnica acrílica sobre tela e madeira, estão disponíveis para apreciação no hall da Biblioteca Central da Universidade Federal do Acre (Ufac), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da instituição.

Nascido em Juazeiro do Norte (CE), Bob iniciou no mundo artístico em 1976, quando enviou cinco obras experimentais para o Salão Nacional de Brasília e as cinco foram selecionadas. Participou de exposições coletivas e individuais dentro e fora do Brasil, tendo sido selecionado para os importantes salões internacionais Fundación Juan Miró (Barcelona), e Salão Enfac (no território italiano de Torino). Em 2010 foi selecionado e premiado com a bolsa de residência artística em Ashfield Sydnei, na Austrália, pelo projeto Ashfield Coucil Artist in Residence Program.

Bob iniciou no mundo artístico em 1976, quando enviou cinco obras experimentais para o Salão Nacional de Brasília

Atualmente, o artista reside em Rio Branco, onde tem desenvolvido obras de relevante valor para o patrimônio artístico e cultural da Capital, como as arquibancadas do estádio Arena da Floresta; o painel em mosaico da Usina de Arte João Donato; o mural em mosaico vizinho à passarela, às margens do Rio Acre; o mosaico em madeira na Funtac; e o mosaico do Cacimbão da Capoeira.

Os movimentos culturais, de acordo com o artista, devem estar presentes na universidade: “Educação e Arte são irmãs siamesas e não devem andar separadas. O campus merece uma galeria tecnicamente profissional – uma caixa branca e iluminada, em que o artista faz o que quiser com aquelas paredes”.

Com informações e foto da Ascom/Ufac.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost