Para os cristãos católicos, Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus, presente em espírito na hóstia sagrada e no vinho.
No município, tradicionalmente, os fiéis enfeitam as ruas principais com confetes e tinturas na confecção de desenhos que façam menção ao período litúrgico, como cruzes, pães e bíblias. De acordo com o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, frei Moisés de Oliveira Coelho, o momento é oportuno para a confirmação da fé na presença de Jesus vivo no meio de todos.
“Saber que Jesus pode estar entre nós é importante para o aprimoramento da fé. Celebramos neste dia o grande milagre que nos foi concedido pelo poder divino: ter a oportunidade de receber o corpo e o sangue do próprio salvador de toda a humanidade, em sinal de seu amor por cada um de nós”, informou.
Pela manhã, a partir das 8h15min, foi realizada a missa, na qual todas as comunidades se uniram na igreja central. Após o momento de celebração, será realizada uma procissão com a passagem da hóstia consagrada pelas ruas Quintino Bocaiuva, Avelino Chaves e Avenida Brasil, encerrando-se no pátio da matriz.
O religioso explicou ainda que a data é sempre comemorada em uma quinta-feira porque durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos Deus mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo vinho, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue.
“A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia”, enfatizou o frei.O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo Governo Federal como ponto facultativo. No Acre, contudo, concidentemente a data católica acontece no mesmo dia do feriado alusivo ao aniversário do Estado, então órgãos governamentais e parte das empresas privadas interromperão o funcionamento.