Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), em parceria com o Sesc, realizará nas próximas quarta-feira, 7 e 21 de junho, das 15 às 17h, no auditório da Fecomércio, uma programação em favor dos direitos dos idosos.
No dia 7, os defensores Flávia Oliveira, Celso Araújo e Juliana Marques irão ministrar palestras que sobre o fortalecimento das redes, a questão do envelhecimento mundial, esclarecimento dos direitos e tipos de violências. No dia 21, como parte da programação da Reunião de Convivência, a DPE/AC oferecerá orientações e assistência jurídica.
A Conselheira Titular do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), defensora Flávia Oliveira, destaca que a falta dos direitos reflete significativamente na qualidade de vida dos idosos. “O Conselho existe para promover, fiscalizar as políticas públicas do Estado, e os direitos dos idosos. Então, é muito importante que a Defensoria Pública faça parte disso, para verificar a situação até mesmo orçamentária e se os direitos da saúde, educação e entre outros, estão sendo cumpridos”, falou.
“Infelizmente, muitos idosos ainda não sabem a quem recorrer, o nosso objetivo é levar a eles o acesso à informação, o empoderamento, o fortalecimento das redes, e mostrar uma imagem positiva das pessoas idosas. É Através desse elo, e de parcerias como a Defensoria Pública, com os atendimentos de judicialização, que buscamos promover esses direitos”, disse a Coordenadora do Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc e Gerontologa, Marizete Melo.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, representando um incentivo à apresentação, debate e o fortalecimento das mais diversas formas da prevenção.
