Ícone do site ContilNet Notícias

“Trabalhar com moda no Brasil é um ato de coragem”, diz modelista acreana

Por ASTORIGE CARNEIRO, DA CONTILNET

Ana Helena Sousa

“Futilidades vãs, como parecem, as roupas têm — dizem eles — funções mais importantes do que simplesmente nos aquecer. Elas mudam nossa visão do mundo e a visão do mundo sobre nós (…) Assim, pode-se sustentar o ponto de vista de que são as roupas que nos usam, e não nós que as usamos; podemos fazê-las tomar a forma do braço ou do peito, mas elas moldam nosso coração, nosso cérebro, nossa língua, à sua vontade.”

O trecho acima, retirado do romance “Orlando”, da escritora inglesa Virgínia Woolf, celebra a importância das vestimentas e o poder que os elementos visuais trazem para a realidade das pessoas, principalmente na representatividade que uma peça de roupa pode agregar às imagens profissionais e pessoais.

Adepta desta teoria, a modelista acreana Ana Helena Sousa transforma várias realidades com os looks que cria para uso pessoal e para seus clientes. Formada em Design de Moda (com habilitação em modelagem) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac/SP), Ana atualmente reside no estado de São Paulo, mas visita frequentemente amigos e parentes do Acre.

“Minha ligação com a moda vem desde a infância. Brincando com minhas Barbies, eu já planejava montar outros looks, criar novas roupinhas para elas. Tenho facilidade para executar trabalhos manuais, então estava sempre inventando alguma coisa. Na adolescência, colecionava revistas de moda e cheguei a cursar jornalismo pensando em escrever reportagens de moda, mas a parte prática foi o que me prendeu”, disse Ana.

Criatividade e originalidade compõem as produções da modelista

O talento da modelista é reafirmado pelos amigos e clientes que já receberam uma peça exclusiva. Uma das admiradoras, Irlla Narel, estudante de Medicina Veterinária, é amiga de infância de Ana Helena e contou sobre a variedade na produção dos artigos: desde acessórios de cabelos, passando por brincos e colares, até bolsas e roupas customizadas.

“Sou suspeita para falar, pois acompanho o trabalho dela desde sempre. É um trabalho criativo, feito com personalidade e exclusividade. Os clientes comprar pela certeza de que o produto será único, diferente de qualquer coisa que tenha na cidade. Rio Branco ainda é carente neste sentido: faltam pessoas com propostas similares. Prefiro comprar algo tendo a certeza da originalidade do produto”, disse Irlla.

Estudante Irlla Narel utilizando peças de Ana Helena

Sobre combinar a paixão pela moda com o caminho profissional, Ana afirmou: “Escolher trabalhar com moda no Brasil é um ato de coragem. Em nosso país, infelizmente, é muito caro produzir moda, sendo quase impossível competir com marcas que produzem fora. Aquela ideia de glamour é pura ilusão”.

Apesar disso, o poder das redes sociais está mudando esta realidade. “A popularização da internet e das redes sociais têm ajudado a aproximar pequenos produtores a potenciais consumidores em todo o mundo, possibilitando, por exemplo, que uma pessoa no Acre crie uma marca e venda em qualquer lugar. Acho que os consumidores tendem a investir nessa área personalizada da internet”, enfatizou Ana.

Para conferir os trabalhos da modelista e entrar em contato para encomendar uma peça de roupa ou acessório, visite o perfil de Ana no Instagram: @anahsousa

Sair da versão mobile