Encerrando o 1º Fórum de Educação, Saúde e Meio Ambiente, foi realizado neste sábado (10), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), a primeira edição da ExpoCAP, exposição com trabalhos desenvolvidos por alunos e professores do Colégio de Aplicação (CAP) com a temática “Encontro de Saberes”.
O Fórum foi uma realização entre a universidade e o Colégio de Aplicação, para fomentar a pesquisa científica no âmbito do ensino básico, técnico e tecnológico, bem como viabilizar a produção do conhecimento. De todas as universidades federais do Brasil, apenas 17 possuem um CAP.
Exposição contou com réplica da Vila do Chaves/Foto:COntilNet
Arlete Oliveira, presidente da comissão da ExpoCAP, explica que se trata do resultado de dois meses de criação, planejamento e execução: “Tivemos apoio de 24 instituições, locais e de outros estados, como Mato Grosso e Rondônia, esta é uma oportunidade para mostrarmos para a comunidade como o CAP trabalha na educação básica o tripé indissociável da pesquisa, ensino e extensão”.
Para os alunos Sofia Lopes, Samuel Gadelha e Ciro da Costa, do segundo ano do ensino fundamental, o trabalho consistiu em pesquisar o uso de várias plantas medicinais e explica-las para os visitantes da exposição. “Visitamos a Casa Lessa e aprendemos muito sobre os benefícios das plantas para nossas vidas. Babosa, hortelã e outras foram pesquisadas”, disse Sofia.
Plantas medicinais foi tema dos alunos de segundo ano do ensino fundamental/Foto:ContilNet
A ideia da apresentação dos alunos Laura Leite, Raquel Onorato, Vytor Felipe Lima, Shéryda Ahiar, Luanna Cristina e Brunna Carla [terceiro ano do ensino médio] veio após assistirem o filme “Fragmentado”. “Nós decidimos por explicar o Transtorno de Personalidade Borderline pela complexidade desse transtorno mental, que muitas vezes é confundido ou diagnosticado erroneamente com outros problemas psicológicos”, explicou Laura.
