Ícone do site ContilNet Notícias

Governo se prepara para implantar indústria de fécula de mandioca no Acre

Por NANY DAMASCENO, DA CONTILNET

Uma pesquisa realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) mostrou que o Acre apresenta o maior rendimento agrícola do país por hectare de produção e o dobro da média brasileira de mandioca por hectare.

O resultado é importante, pois a Apex atua para impulsionar os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

“O estudo veio confirmar o que nós já sabemos, que é o potencial da mandioca aqui no Estado, temos a maior produtividade do Brasil. Temos um povo voltado para esta cultura, a exemplo do Juruá, que se especializou muito na fabricação de farinha que é exportada para o Amazonas, Rondônia e logo menos para o restante do Brasil”, afirmou o Secretário adjunto de Agricultura e Pecuária, Fernando Melo.

“Temos a maior produtividade de mandioca do Brasil”, afirmou secretário /Foto: Diego Gurgel/Secom

O fator tropical contribui diretamente nesse rendimento agrícola constatado pela Apex. O clima quente e úmido do território acreano é ideal para a produção da mandioca. A planta necessita de temperaturas acima de 18 graus e muita luminosidade.

Com estes resultados, o Estado pretende implantar uma indústria de fécula – subproduto extraído da mandioca, podendo ser utilizada para fabricação de produtos alimentícios, farmacêuticos e têxteis.

“Devido a nossa alta produtividade que o estado entende que podemos implantar uma fecularia, pois nos encontramos próximos dos mercados consumidores e temos uma terra produtiva”, afirmou Fernando Melo.

“Nos encontramos próximos dos mercados consumidores e temos uma terra produtiva”, afirmou Fernando Melo /Foto: Diego Gurgel/Secom

Para dar andamento ao planejamento da fábrica, o governador Tião Viana, junto com empresários do setor, visitou recentemente a empresa Agrícola Horizonte Ltda., localizada em Marechal Cândido Rondon, no Paraná. A fábrica é a segunda maior indústria de fécula do Brasil, referenciada na América Latina.

Produção

O IBGE diz que o Brasil é o terceiro país no mundo com a maior área colhida de mandioca, ficando atrás da Nigéria e da República do Congo respectivamente. Foram 1,5 milhões de hectares no ano de 2015. O Censo Agropecuário de 2016 mostra que Acre é o 13° Estado, com 39 mil hectares de áreas colhidas, porém, o Estado apresenta o maior rendimento produtivo por hectare do país, subindo para 9° lugar em termos de valor bruto da produção, movimentando uma economia de R$ 332 milhões em 2014, conforme o IBGE.

Com informações da Assessoria

Sair da versão mobile