Ao consultar o filho em um posto de saúde próximo à sua residência, Nayara foi avisada que o menino precisava do serviço profissional, mas o HC não estaria oferecendo o serviço: “A Universidade Federal do Acre já formou três turmas e está prestes a formar a quarta turma do Curso de Nutrição, mas a Secretaria de Saúde do Estado não tem Nutricionista para atender seus pacientes no Hospital das Clínicas”, escreveu.
De acordo com Lessa, foi necessário procurar um serviço particular para receber assistência, tendo em vista a falta de profissionais. “Mas eu fico pensando nas pessoas que fazem tratamentos para obesidade, idosos, crianças desnutridas…Como fica o atendimento para essas pessoas? A saúde de primeiro mundo passou bem longe daqui”, concluiu.
A reportagem da ContilNet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) e recebeu a seguinte nota:
Nota:
O Hospital das Clínicas é uma instituição de referência, de nível terciário. Sendo assim, o Serviço de Nutrição tem foco nos pacientes internados, terapias nutricionais, nefrologia, transplantes e oncologia. Mesmo assim, o HC, além das sua atribuições [sic], oferece consultas com profissionais da área para geriatria e programa de obesidade, que seriam da atenção primária.
Portanto, não é verdadeira a informação de que a unidade hospitalar não conta com profissionais nutricionistas. O que ocorre é que o caso relatado trata-se de um procedimento para ser resolvido na Atenção Primária, pelas Unidades Básicas de Saúde e não pela referida instituição.

