Em Brasília
Segundo a Revista Veja Online, o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, atua de forma intensa no processo que decide se a chapa Dilma-Temer cometeu ou não abuso de poder econômico nas eleições de 2014. Por três vezes nesta quarta-feira (7), Mendes interrompeu o relator, ministro Herman Benjamin, para reiterar seu ponto contrário à utilização das delações premiadas da empreiteira Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura como autos do processo. Em dado momento, chegou a classificar o argumento do colega como “falacioso”.
Retomada do julgamento
O TSE retomou às 9h desta quinta-feira (8) o julgamento mais importante da sua história, que pode cassar a chapa Dilma-Temer, vitoriosa em 2014, e retirar do cargo o presidente Michel Temer (PMDB), além de suspender os direitos políticos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Nesta quinta-feira, o julgamento terá três sessões, pela manhã, às 14h e às 19h, entrando na reta final, os votos dos ministros.
Dilma e Temer seguem no ‘olho do furacão’ da Justiça Eleitoral /Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO
Validade das delações
A retomada será a partir da definição da validade ou não das delações da Odebrecht e dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura, consideradas decisivas para o rumo da ação. Depois, o relator, Herman Benjamim, deve encaminhar seu voto e, se nenhum dos outros ministros pedir vista do processo, a decisão pode ser tomada ainda na quinta ou no máximo nesta sexta-feira. O último a votar será o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes.
O bicho vai pegar
Após inúmeras polêmicas, o aplicativo Uber começou a operar em Rio Branco desde ontem (7). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da empresa. Resta saber até onde irá a paciência de taxistas e mototaxistas. Há quem afirme que os taxistas estão utilizando o mesmo aplicativo do Uber.
Uber chegou fazendo sucesso em Rio Branco
Em tempo real
A expectativa pela implantação do Uber foi tão grande que alguns usuários do sistema filmaram a viagem pelo celular, tudo em tempo real. Pelas redes sociais, o que impressiona são os preços praticados e as comparações com as corridas de táxis.
Rebelião
A Policia Militar agiu rápido e conseguiu controlar o início de uma rebelião no presídio de Cruzeiro do Sul. A informação de suposta tentativa de invasão de uma das alas pelo Comando Vermelho não confirmada pela cúpula da Segurança Pública que, aliás, silenciou sobre o caso. Nenhuma nota de esclarecimento foi emitida pelo Iapen.
Mostrando força
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado concluiu a votação do texto da reforma trabalhista sem alterações no relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES). Após a aprovação do parecer de Ferraço, os membros da comissão analisaram quatro destaques (propostas de modificações pontuais ao texto), mas todos foram rejeitados. A aprovação mostra a força do governo Temer no momento mais agudo de sua crise institucional.
Relatório
O relatório de Ferraço foi pela aprovação do projeto assim como foi votado na Câmara dos Deputados, sem alterações. No texto de justificativa, o senador ressaltou o acordo firmado com o presidente Michel Temer para que ele vete seis pontos da reforma inseridos pelos deputados. Assim, acredita ele, a matéria poderá ser aprovada no Senado sem que precise retornar à Câmara.
Velhos amigos
Democrata Carlos Vale e seu fiel escudeiro Raica almoçaram com a jornalista Wania Pinheiro nesta quarta, no restaurante Aquarela, em Sena Madureira. O cardápio foi recheado de política.
Raica, Carlos Vale e Wânia Pinheiro /Foto: ContilNet
Clima mais calmo
Na Câmara Municipal de Rio Branco, após dias de intensos debates, ontem (7) a sessão foi solene e homenageou a Academia Municipal de Letras. A Casa de Portugal foi homenageada com moção de aplauso aprovada por todos os vereadores.
Na Ufac
A Universidade Federal do Acre (Ufac) promove nesta quinta-feira (8) a palestra “O Caminho para a Real Felicidade”, com Shuddha Anami. O evento, que ocorre às 19h, no anfiteatro Garibaldi Brasil, é uma realização do programa de pós-graduação em Ciências da Religião, que está em fase de implantação na Ufac. Médico indiano residente na Flórida, Anami vem ao Acre pela primeira vez para falar da ciência espiritual Akram Vignam como caminho para a autorrealização.
Julgamento
Para acadêmicos de Direito, o julgamento do caso Kennedy, jovem que foi condenado por matar um policial militar durante abordagem em Rio Branco, foi um prato cheio. Uma das testemunhas, cujo nome não pode ser divulgado, mas que é policial militar e estava acompanhado o cabo assassinado no momento do crime, afirmou que nenhum dos militares teve suas mãos periciadas. Essa é uma das principais estratégias de defesa.
A bancada de sustentação do prefeito continua promovendo o vereador Roberto Duarte (PMDB). O líder do prefeito, Eduardo Farias (PCdoB) comparou o peemedebista a uma abelha. “O meu ferrão vai continuar ferrando o prefeito”, disse Duarte.
Comparações animalísticas
Segundo Eduardo Farias, em resposta a Roberto Duarte, as comparações animalísticas tem sentido de acordo as interpretações. “Eu fiz essa comparação de acordo ao comportamento do vereador. Causa-me estranheza a instabilidade de propósito do vereador, por isso o comparei a uma abelha. O produto dela tem o mel, mas tem muita cera. O vereador quer investigar transportes coletivos ou holofotes?”, disse Farias.
Cargo fez bem
O cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, fez bem ao vereador Clézio Moreira (PSDB). Tido nas outras legislaturas como um dos mais faltosos, hoje, em função do cargo, o tucano se faz presente em quase todas as sessões, e tem presidido grande parte dos trabalhos nesse semestre.
Será que vai baixar?
A Petrobras divulgou na quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, a nova política de preços para o Gás Liquefeito de Petróleo comercializado em botijões de 13 quilos (GLP-P13), conhecido como gás de cozinha. Era o único produto da empresa para o qual ainda não havia sido definida fórmula de cálculo.
Preço na refinaria
O preço nas refinarias será calculado pela média mensal das cotações do butano e do propano no mercado europeu, convertida em reais pela média diária das cotações da venda do dólar, acrescida de uma margem fixa de 5%. A vigência dos preços será aplicada a partir do dia 5 de cada mês, com início previsto para este mês de junho, quando o reajuste será aplicado, excepcionalmente, a partir de hoje.

