“Ministro só criticou médicos que faltam plantões no SUS para atender em consultório”, diz Alan Rick

Alan Rick

O deputado federal Alan Rick saiu em defesa do ministro Ricardo Barros. Segundo ele, Barros anunciou importantes investimentos no Estado, como novas ambulâncias para o interior, a habilitação do serviço do aeromédico (fundamental para o TFD), o custeio da atenção básica e até elogiou a gestão do Huerb.

Abre aspas

“O ministro não criticou a classe médica em geral. Não é verdade. Criticou os médicos que faltam aos seus plantões do SUS para atender em consultório particular. O ministro anunciou também uma auditoria nas obras inacabadas do próprio Huerb, Into e Hospital de Brasileia”.

Alan Rick saiu em defesa de Ricardo Barros /Foto: Reprodução

Factoides

Ainda de acordo Alan Rick, “Infelizmente querem criar factoides para desmerecer a vinda do ministro ao Acre”. Governistas querem a todo custo apagar a principal manchete criada a partir da vinda de Ricardo Barros: a auditoria que vão sofrer em função de obras inacabadas. Existe até proposta de CPI na Aleac.

Silêncio

O vereador Railsson Correia (PTN) que preside a Comissão de investigação dos transportes públicos de Rio Branco, silenciou de vez. Não declara mais nada sobre os próximos passos da CPI. Cheirinho de pizza? Não, cardápio completo mesmo.

Mais dinheiro

O Dnit no Acre anuncia mais uma frente de serviços, desta vez, no trecho entre Rio Branco e Sena Madureira. Serão mais R$ 14 milhões de investimentos entre as duas cidades. E garantia de transporte mais seguro e confortável para quem precisa da rodovia.

Obras do DNIT seguem a todo vapor /Foto: Reprodução

Estranho

Ano passado, quando o Dnit do Acre era subordinado a Rondônia, aquela superintendência tomou uma atitude no mínimo estranha, ao cancelar o processo licitatório que garantia o início das obras de restauração do trecho. Até hoje (29) não se sabe as alegações que levaram o órgão a tomar essa decisão. Sabe-se, no entanto, que ela foi prejudicial a milhares de acreanos que dependem da rodovia.

Planejamento

Isso serve para esclarecer que, às vezes, nem sempre planejamento resolve, e nessa questão de estradas é preciso vencer forças ocultas, o que demanda tempo, articulação política e luta contra lobistas em Brasília. Até aqui, o que foi planejado pelo engenheiro Thiago Caetano, está saindo do papel.

Prestígio

Talvez, por isso, Caetano conte com prestígio e há quem defenda o seu nome à frente do Dnit no Acre – tanto do lado de oposição (leia-se Palácio Rio Branco) do que na situação (bancada de apoio a Michel Temer). Essa união tem sido fundamental para a liberação de recursos.

Polêmica

Pelo andar da carruagem, a questão do Uber, em Rio Branco, ainda vai render bons capítulos. Diante da decisão da Procuradoria do município de proibir o uso do aplicativo e ameaçar multar motoristas que prestam o serviço privado individual de passageiros, o vereador Roberto Duarte (PMDB) protocolou projeto de lei que visa a regulamentação do transporte na capital.

Objetivo

A intenção do vereador é boa, ao tentar evitar multas e apreensão de veículos que praticam essa modalidade de transporte alternativo na capital, mas o projeto pode ser considerado inconstitucional, uma vez que cabe ao governo federal decidir sobre o caso. Deve render muito barulho.

Repasse maior

Será 7,3% maior o repasse do FPM previsto para cair na conta da prefeitura na manhã desta sexta-feira (30). É um alívio, uma vez que, mês passado, o decêndio despencou e pegou muito prefeito de surpresa. O montante transferido será de pouco mais de R$ 11,3 milhões, sem a dedução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Eleitores sumiram

O número de eleitores do município de Xapuri – terra de Chico Mendes – caiu, depois que o Tribunal Regional Eleitoral do Acre fez o processo de biometria. A cidade histórica pode perder a sede da 2ª Zona Eleitoral.

Insegurança

Diretoria regional dos Correios no Estado do Acre informou por meio de nota que são falsas as informações que estão circulando nas mídias sociais de que, devido ao arrombamento ocorrido recentemente em umas das unidades operacionais da instituição, teriam sido roubados kits completos de fardamento para carteiros. Vivendo um clima de terror e total insegurança, a falsa notícia vem causando alvoroço e temor na população em receber os carteiros diariamente em suas residências ou estabelecimentos.

Temer foi denunciado por corrupção passiva /Foto: Reprodução

Temer no paredão

O diretor-geral do Supremo Tribunal Federal, Eduardo Silva Toledo, entregou hoje (29) a denúncia de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer à Câmara dos Deputados. Toledo protocolou o documento por volta de 9h30, na Secretaria Geral da Mesa da Casa.

Pressa na tramitação

A denúncia deve ser lida ainda hoje em plenário pela deputada Mariana Carvalho, segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara. Depois da leitura em plenário, o presidente Temer deve ser notificado, ainda nesta quinta-feira, a apresentar sua defesa.

Janot na parada

A denúncia foi apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na última segunda-feira (26) pelo crime de corrupção passiva. Para ser autorizada a abertura da investigação contra um presidente da República, são necessários os votos de 342 deputados, ou seja, dois terços dos 513 deputados federais. Se esse número de votos não for atingido, a denúncia será arquivada.

Tramitação

Antes, porém, a denúncia precisa ser analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara, onde Temer terá o prazo de até dez sessões para apresentar sua defesa. Em seguida, o relator do processo, ainda a ser designado, deverá apresentar seu parecer em até cinco sessões, que será discutido e votado na comissão.

 

PUBLICIDADE