Na Cidade do Povo, espetáculos marcam a abertura do Gameleira Cultural

Música, teatro e artes visuais marcaram o primeiro dia de apresentações do Gameleira Cultural na manhã desta quarta-feira, 21, nas escolas Raimunda da Silva Pará e André Maria Ficarelli, da Cidade do Povo.

Com muitas gargalhadas, centenas de crianças assistiram concentradas a peça A Menina e o Palhaço, enquanto os adolescentes conheciam a música do Seu Bima e Banda Uirapuru. O momento ainda reservou uma surpresa para o tradicional cantor do seringal: os estudantes, ao descobrirem que ele celebrou seu aniversário de 85 anos na segunda-feira, 20, entoaram a canção Parabéns Para Você, iniciativa que o emocionou.

“É uma honra participar dessa atividade, pois sabemos que os jovens têm pouco acesso a esses produtos que fazem parte da sua cultura. Então, quando os vemos se identificando com uma música de cem anos atrás, para nós é um grande presente”, diz Alexandre Anselmo, sanfonista da banda.

A peça A Menina e o Palhaço foi apresentada para as crianças da escola André Maria Ficarelli (Ramon Aquim/FGB)

O professor de História Antonio Carlos de Oliveira destaca que a iniciativa proporciona interação entre todas as turmas. “Espero que nós possamos ter mais oportunidades de acesso à cultura aqui na comunidade, assim como está sendo agora o Gameleira Cultural”, afirma.

A diretora-presidente da Fundação Elias Mansour, Karla Martins, aponta que o primeiro dia de apresentações do projeto já é um sucesso: “O Gameleira Cultural surge como uma forma de interação real entre os artistas, que estão circulando nos bairros com seus produtos culturais, junto à comunidade, mostrando a cara dessa identidade da arte e da cultura acreana. O projeto chegará a outras comunidades, e temos certeza que o público apreciará os espetáculos assim como foi aqui na Cidade do Povo”.

Sobre o Gameleira Cultural

O edital Gameleira Cultural compõe o programa Jamaxi Cultural, e é orçado no valor de mais de R$ 600 mil. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento dos sistemas nacional e estadual de cultua, contribuindo para o cumprimento das metas dos planos de cultura.

Neste primeiro momento, 11 dos 29 eventos programados serão apresentados ao longo de todo o dia na Cidade do Povo. Os espetáculos seguem para os bairros Calafate e Custódio Freire nos dias 22 e 23, respectivamente. Posteriormente, é a vez dos conjuntos Tucumã, Ouricuri, Liberdade, São Francisco, Recanto dos Buritis, Belo Jardim III, Aeroporto Velho e Novo Mercado Velho.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Na Cidade do Povo, espetáculos marcam a abertura do Gameleira Cultural