18 de abril de 2024

Ney Amorim se reúne com representantes dos povos indígenas e trata de questões sociais

O governador em exercício Ney Amorim recebeu indígenas do povo Huni Kuin, entre eles o vereador de Tarauacá Nasso Kaxinawa, o vereador e também líder da Organização dos Povos Indígenas de Jordão (OPIJ) Fernando Kaxinawa, o coordenador e o líder da Organização dos Povos Indígenas de Tarauacá (OPITAR) Manuel Gomes e Muru, respectivamente, o líder da Organização dos Povos Indígenas de Feijó (OPIRE) Rubens Barbosa, o líder da Organização dos Povos Indígenas de Marechal Thaumaturgo (OPINJ) Marcos Nuniqi e o vice coordenador da organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIACA) Elder Carlos.

A reunião tratou de questões sociais dos povos indígenas e do apoio necessário para a comunidade com relação à educação, saúde, cultura e meio ambiente, que já foram tratadas com o governador Tião Viana e agora foi apresentada à Ney Amorim. “Precisamos de alguém que entenda as necessidades do nosso povo. Já temos nove vereadores indígenas e um vice-prefeito no Acre, mas ainda é preciso fortalecer apoios para que a iniciativa indígena avance cada vez mais”, explica vice coordenador da organização da OPIACA, Elder Carlos.

Ney Amorim em reunião com lideranças indígenas /Foto: Assessoria

“O Governo do Estado têm feito muito pela comunidade indígena e queremos apenas reivindicar as questões que ainda precisam ser atendidas para mais avanços nas áreas indígenas”, acrescenta Elder.

Ney Amorim acatou a situação e destacou que é fundamental as necessidades dos índios serem reconhecidas. “Precisam ser analisadas e estudadas as reinvindicações feitas pelas comunidades. Por isso, os índios precisam sim ser representados nos segmentos municipais e estaduais”, salienta. Além disso, o governador em exercício agradeceu a visita dos líderes e vereadores e se colocou à disposição para dar apoio às suas reivindicações.

Os indígenas também convidaram Ney Amorim para o III Festival Huni Kuin do Caucho, um evento que contará com cinco dias de peças teatrais, danças tradicionais, contos sagrados, visitas aos pontos indígenas, entre outras atrações. O festival acontece do dia 10 a 15 de julho e tem vagas limitadas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost