A partir do dia 1º de julho, o Estado do Acre vai atualizar os dados cadastrais de Cerca de 13,6 mil aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência). A ação deve acontecer, anualmente conforme previsto em lei.
O objetivo é fazer é evitar que benefícios continuem sendo pagos indevidamente após a morte do aposentado. A atualização cadastral será feita em duas etapas. A primeira deve ser feita pelo próprio usuário por meio da internet, no Sistema de Atualização Cadastral (www.acreprevidencia.ac.gov.br). Lá, é possível preencher os dados cadastrais, além da possibilidade de imprimir o Comprovante de Atualização e a Declaração de Vida e Residência.
A segunda etapa consiste na entrega da documentação diretamente na sede do Acreprevidência, localizada na Avenida Benjamin Cosntant, nº 351, bairro Cerâmica, CEP 69.905-072, Rio Branco, Acre. A entrega poderá ser feita pelo próprio beneficiário, munido de documento de identificação com foto, ou por terceiros mediante apresentação da Declaração de Vida e Residência, com firma reconhecida em cartório.
Os militares devem entregar a documentação diretamente nas seções de inativos e pensionistas das corporações de origem. Aposentados e pensionistas que não moram em Rio Branco poderão encaminhar a Declaração de Vida e Residência com reconhecimento de firma em cartório por via postal, com aviso de recebimento (AR).
O não cumprimento da obrigação pode ocasionar o bloqueio da remuneração até a realização do cadastro.