Ícone do site ContilNet Notícias

Pronatec certifica estudantes indígenas no Parque Nacional Serra do Divisor

Por ASSESSORIA

Para realizar a entrega dos certificados de conclusão do curso profissionalizante em Artesão de Artigo Indígena, a equipe do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Cruzeiro do Sul teve que enfrentar mais de oito horas de barco pelo rio Môa, saindo do município de Mâncio Lima para chegar à Serra do Divisor, onde fica localizada a aldeia Nukini.

A cerimônia aconteceu no dia 10 de junho, na escola indígena Pedro Antônio de Oliveira. Os alunos aproveitaram a oportunidade e organizaram uma exposição com as peças produzidas durante as aulas práticas ministradas de dezembro de 2016 a fevereiro deste ano.

O aluno Francisco Evilazio Alves de Oliveira conta que a experiência no decorrer do curso não apenas contribuiu para aproveitar melhor os recursos naturais existentes na floresta, mas também colaborou com o fortalecimento da cultura e no resgate de costumes antigos.

A cerimônia aconteceu no dia 10 de junho, na escola indígena Pedro Antônio de Oliveira

As peças produzidas, como mesas e cadeiras, possuem desenhos no formato de onças, o que caracteriza a história e a espiritualidade da tribo Nukini, conhecida como “Filhos da Onça”.

Segundo o professor indígena Marcos Costa Oliveira, o curso permitiu trazer para atualidade o simbolismo que permeia a cultura do povo Nukini. Ele explica ainda que a nova experiência abriu espaço para futuros projetos a serem desenvolvidos na comunidade.

“A comunidade e a Associação Indígena Nukini estão buscando apoio e parcerias para execução do projeto de produção de artesanato Nukini em maior escala, o que vai gerar renda”, afirmou ele.

A coordenadora do Programa no Vale do Juruá, Maiane do Monte, relata que devido ao difícil acesso às comunidades, as parcerias são fundamentais para realização dos cursos. “Quero parabenizar a todos os alunos por mais essa conquista e agradecer aos nossos parceiros pelo apoio, pois sem eles não estaríamos aqui”, disse Maiane.

Estiveram presentes na solenidade o cacique Francisco Paulo de Almeida Cardoso, a orientadora pedagógica Rainise Pereira Lima, o professor do Pronatec Marcos Costa Oliveira e a equipe do 61º Batalhão de Infantaria de Selva.

O curso, ofertado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), através do Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi demandado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e contou parcerias da Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) Secretaria de Educação (SEE), Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena (Neab) do Ifac em Cruzeiro do Sul e o 61º Batalhão de Infantaria de Selva Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo.

Sair da versão mobile