25 de abril de 2024

Saúde é o assunto do dia com visita de Ministro e promessa do governo de zerar filas de cirurgias

O velho e boquirroto PT

Quem compareceu ao evento da Frente Popular do Acre, no final de semana em Cruzeiro do Sul, que deflagrou o processo de escolha do nome para concorrer ao governo do Estado em 2018, reviu o PT boquirroto dos velhos tempos de oposição. Não faltaram críticas e insinuações maldosas ao presidente Michel Temer e ao senador Gladson Cameli (PP), respectivamente.

Cinismo às mancheias

E o que mais surpreende nos discursos dos representantes petistas no Estado é o tom de indignação contra a crise político-econômica no país – que eles cinicamente atribuem a Temer –, e à roubalheira que tomou conta da República, como se ela fosse obra apenas dos adversários.

Favas contadas

Ainda que o evento de sábado no Teatro dos Nauas tenha a justificativa de apresentar ao eleitorado os quatro nomes petistas que pleiteiam a candidatura ao governo no ano que vem, sabe-se nos bastidores que o martelo já foi batido em favor do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre.

Ossos do ofício

O que significa dizer que a vice-governadora Nazareth Araújo, o secretário de Segurança Pública do Estado, Emylson Farias, e o deputado estadual Daniel Zen só estão cumprindo tabela.

O dono da tese e suas refrações

Segundo fonte da coluna, que integra as fileiras do PT, a tese de fazer de Marcus Alexandre o candidato a sucessor do atual governador petista partiu do senador Jorge Viana. Pouco inclinado, porém, a aceitar as sugestões do irmão, Tião Viana surgiu com essa proposta inédita de apresentar quatro pré-candidaturas ao governo. É que, sempre refratário às ideias de Jorge, ele acabou por ver, afinal, a realidade de que qualquer outro nome do partido seria massacrado nas urnas pelo senador Gladson.

Ney Amorim e Jorge Viana/Foto:AssessoriaAleac

Ney e Jorge Ney

Além dos quatro postulantes ao governo, foram apresentados ainda o senador Jorge Viana – que também é Ney no registro de nascimento – como pré-candidato à reeleição, e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Ney Amorim, como postulante à segunda vaga pro Senado.

Os discordantes

Quem viu as conversas de pé de orelha entre os dois Viana, no evento em Cruzeiro do Sul, jura que não existe entre eles quaisquer discórdias ou entreveros políticos.

Panelinha

Não obstante o tal “republicanismo” do governador petista, quem se der ao trabalho de se debruçar sobre os convênios firmados pelo governo com as prefeituras do interior, verá que as mais beneficiadas são as do PT. Em seguida vêm as gestões dos prefeitos integrantes dos demais partidos da FPA. E, por fim, quase nada sobra para os municípios geridos pelos adversários.

Roberto Jefferson no Acre

O presidente nacional do PTB, ex-deputado federal Roberto Jefferson (RJ), estará no Acre na próxima quinta-feira, dia 29. Ele fará palestra em evento do partido, às 19 horas, no auditório da Fecomércio-AC, na avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco. Além disso, vai prestigiar a posse dos membros da nova executiva regional do PTB, cuja presidente é a publicitária Charlene Lima.

Memorial

Roberto-Jefferson

Roberto Jeferson

Pra quem já não se lembra de Roberto Jefferson, foi graças a ele que os brasileiros ficaram estarrecidos com o escândalo do mensalão. A delação do ex-deputado acarretou na prisão do outrora todo-poderoso José Dirceu, então ministro-chefe da Casa Civil no governo Lula.

Promessas ao vento

Prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), trai seus eleitores quando afirma não ter recursos para bancar a criação e o funcionamento de um órgão de defesa do consumidor no município. A promessa faz parte do seu plano de governo. E quem se acostumou a ver a quantidade de pessoas ociosas que ocupam cargos em comissão na atual gestão cruzeirense, se irrita ante o argumento para não criar o Procon.

A força da grana

Aliás, é inadmissível que a segunda maior cidade do Acre, com população superior a 80 mil habitantes – segundo estimativa do IBGE em 2015 – não disponha de um ente que defenda os direitos do consumidor. Dizem que o Procon não sai por força do empresariado local, que tanto pressionou o ex-prefeito Vagner Sales (PMDB), como faz o mesmo com o seu sucessor.

Saúde em debate

Segunda-feira (26) começa com movimento grande na área da saúde pública. O governador do Acre, Tião Viana, anunciou pela as mudanças no agendamento de cirurgias. É que, a partir dessa data, o mapa de cirurgias, que hoje é de responsabilidade da Central de Agendamento de Cirurgias (CAC), vai passar a ser feito pela Central de Regulação Estadual.

Na prática

Na prática, a mudança significa que os médicos reguladores passam a ser responsáveis por fazer o processo de agendamento das cirurgias, analisando diversos fatores, desde os exames pré-operatórios do paciente, avaliação de risco, capacidades de cirurgias diárias e até a disponibilidade do material necessário para o procedimento cirúrgico.

Objetivo

Senador Gadson cameli e Ministro da Saúde Ricardo Barros

O objetivo dessa transferência, além de facilitar o processo de agendamento dos pacientes, é a criação de uma plataforma única para fornecer a eles informações sobre a fila de espera para a realização de determinadas cirurgias.

Ministro da Saúde

Praticamente duas horas e meia depois do anuncio pela equipe de saúde das mudanças nas regras de agendamento de cirurgias, desembarca no aeroporto internacional de Rio Branco o ministro da saúde, Ricardo Barros.

Agenda positiva

A agenda do ministro decorre de um convite feito pelo senador Gladson Cameli (PP), que além de objetivar mais recursos para os municípios do Estado, quer esclarecimentos e a desburocratização que paralisa obras como o de ampliação do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, a UPA de Cruzeiro do Sul e o Hospital Geral de Brasileia.

Mais recursos

Dentre os investimentos previstos para acontecer com a vinda do ministro estão os credenciamentos na rede de atenção básica, e investimentos na renovação e credenciamento no Samu. O montante deve ultrapassar R$ 4,6 milhões.

Lula lidera

Outra notícia que movimenta esta segunda-feira é a liderança do ex-presidente Lula nas eleições de 2018. Segundo pesquisa do instituto Datafolha, divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, com índices de intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018, Lula lidera todos os cenários.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost