Tião Viana anuncia medidas para zerar filas de cirurgias nos próximos meses

Em coletiva na Casa Civil nesta segunda-feira (26), o governador Tião Viana anunciou a “Fila Única”, projeto que promete pôr fim às espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de saúde.

De acordo com Tião, já foram realizadas mais de 17 mil cirurgias diretas, incluindo cerca de cinco mil partos, que entram no cadastro de cirurgias. O prazo de conclusão da “Fila Única” foi estipulado para ocorrer dentro de seis meses.

“Há necessidade de mil cirurgias por mês. Vamos fazer esse esforço para zerar esta necessidade. Contamos com nossos melhores profissionais para compor a equipe de avaliação, valorizando nossos servidores e oferecendo o que há de melhor para a sociedade”, destacou o governador.

Governador anunciou medidas em coletiva de imprensa nesta manhã/Foto:ContilNet

O processo da “Fila Única” contará com um grupo composto por médicos, incluindo cardiologistas e infectologistas, para tratar dos critérios para análise. Para decidir a ordem das cirurgias, haverá uma tabela com a prioridade dos pacientes, que terão uma mescla de critérios técnicos e critérios sociais.

O profissional tem que cumprir a meta de produtividade cirúrgica. Cumprida essa meta, o cirurgião poderá integrar um modelo extra, chamado “Pró-Mutirão de Cirurgia”, no qual haverá remuneração extra para que o profissional ajude o governo a zerar essa espera.

“Haverá liberdade para que as cirurgias aconteçam não apenas nos horários normais, mas que possam ocorrer também aos sábados, domingos, feriados ou turnos extras”, explicou Tião.

PUBLICIDADE