Para tratar de um assunto que ainda é uma realidade para milhões de brasileiras foi realizado na noite da última terça-feira (27), no Bloco Walter Félix da Universidade Federal do Acre (Ufac), um encontro entre professoras e alunos da instituição que debateu sobre a violência contra a mulher.
No Brasil, segundo pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 503 mulheres foram vítimas de agressão física a cada hora em 2016. Isso representa o chocante número de 4,4 milhões de brasileiras vítimas da violência. Quando contabilizadas as agressões verbais, o índice sobe de 9% para 29%.
Madge Porto, professora do curso de Psicologia da Ufac, foi convidada pelos alunos do curso de Ciências Sociais para guiar as discussões do evento. “Existe a necessidade de firmar uma base de discussão sobre a magnitude da violência no Brasil e no Acre, dentro e fora do ambiente universitário. Não existe um estudo exclusivo sobre esse assunto no Estado, quando há a extrema necessidade disso, pois nosso Estado, infelizmente, é o quinto lugar onde mais morrem mulheres no país”, explicou Madge.