Com tema “Inclusão social e diversidade na não-modernidade”, a Universidade Federal do Acre realiza de 17 a 22 de julho, no Teatro Universitário da instituição, a 10ª edição da Semana de Ciências Sociais. Organizada por alunos e professores do curso, os dias de programação expõem temas debatidos em sala de aula para toda a sociedade.
Na segunda-feira (17), abertura do evento, foi convidada a pós-doutoranda Raffaella Fernandez, do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sua vinda ao Acre, Raffaella falou sobre a escritora Carolina de Jesus.
“Foi simplesmente uma mulher fantástica. Catadora de lixo, ela recuperava livros das lixeiras e escrevia compulsivamente, de romances a peças de teatro. Foi uma autora que reuniu três tipos de exclusão: ser mulher, negra e pobre. Seu livro mais conhecido, ‘Quarto de despejo – Diário de uma favelada’, tornou-se best-seller em 1960 e chegou a vender mais de 100 mil cópias. Hoje, já foi traduzido para 19 línguas, embora sua obra ainda precise de um imenso resgate no Brasil”, explicou Raffaella.
Ricardo Moraes, aluno do 5º período e um dos organizadores do evento, destaca que o Centro Acadêmico de Ciências Sociais organizou esta semana para incentivar o debate de assuntos relevantes, trazendo o que se problematiza na sala de aula para o público.
“Movimentos sociais, luta antimanicomial, povos indígenas, seringueiros e a não-modernidade são alguns dos tópicos que os palestrantes trarão nessa décima edição, sendo estes debates abertos para todos que se interessem. Geralmente são temas que querem ser abafados, e queremos vasculhar os ‘porões’ da sociedade”, disse Moraes.
Leonardo Lessin, professor do curso e membro da organização, ressalta a importância desse evento como movimento de extensão: “Acreditamos nas pessoas e na participação democrática para empoderar principalmente quem precisa combater diversos preconceitos todos os dias”.
Para conferir a programação completa, basta acessar a página do *Facebook do Centro Acadêmico*.