Ícone do site ContilNet Notícias

Câmara Municipal de Rio Branco realiza audiência pública sobre orçamento e transparência

Por JORGE NATAL. DA CONTILNET

O debate sobre projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) realizado na terça-feira (4), em forma de audiência pública é, na concepção do vereador Rodrigo Forneck (PT), a principal função do Poder Legislativo. A consulta foi mediada por ele, que é presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização: “Os vereadores representam a sociedade, mas essa discussão, mesmo com alguns termos técnicos, torna as políticas públicas mais transparentes e democráticas”, destacou o parlamentar.

Audiência foi realizada na tarde de terça-feira/Foto:ContilNet

Para fazer a apresentação do orçamento 2018, foram covidados os secretários de Planejamento e Finanças, Janete Santos e Marcelo Macedo, respectivamente. A proposta da Casa é aproximar a comunidade das decisões e democratizar a destinação dos investimentos, que totalizam R$ 804 milhões, R$ 15 milhões a mais do que em 2017.

Ainda segundo Forneck, além de emitir pareceres e sugerir orientações, os vereadores avaliam se todos os critérios técnicos foram seguidos: “Como o projeto foi elaborado pela secretaria de Planejamento, é fundamental que façamos audiências abertas para sensibilizar os gestores, a partir das demandas da comunidade, antes da votação no plenário”, explicou parlamentar.

Além de emitir pareceres e sugerir orientações, os vereadores avaliam se todos os critérios técnicos foram seguidos/Foto:ContilNet

Os investimentos serão aplicados em seis eixos temáticos do mapa estratégico da prefeitura, que estão divididos em Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Sustentabilidade; Cidadania e Desenvolvimento Social; Rio Branco Plena de Direitos; Rio Branco Empreendedora; e Gestão Transparente e Participativa.

Sair da versão mobile