ContilNet Notícias

Confira fotos da Cavalgada 2017 e a expectativa de todos quanto à ExpoAcre

Por ALAMARA BARROS, DA CONTILNET

A expectativa chegou ao fim: a Cavalgada 2017 da ExpoAcre já acontece. Na concentração, marcada na Gameleira, o número de pessoas é grande. Para a edição 2017 do evento que abre a ExpoAcre, muitas mudanças: cavalgada de volta aos sábados, novas regras e a ausência de veículos de grande porte com as famosas comitivas.

O que isso muda? Para responder essa pergunta, a reportagem da ContilNet Notícias conversou com a secretária de turismo do Estado, Rachel Moreira, para falar mais sobre o evento e as mudanças registradas.

“A principal alteração foi esse retorno aos sábados. O que mais a gente vai ter de diferente? Teremos um intervalo de 40 minutos entre os animais e os veículos motorizados. Esse é um ano de transição, não teremos carretas. As pessoas estranharam, por ser algo novo, mas isso é absolutamente normal. É um modelo novo, acredito que a economia, o comércio, têm essa capacidade de se adequar conforme a situação. De acordo com nossa atual situação, os donos de comitivas perceberam isso e reformularam seu modelo de negócios”.

Rachel, confiante, acredita que o público seguirá prestigiando o evento – só que de outra forma. Ela explica melhor como isso deve acontecer.

“Tivemos 150% a mais de inscrição de cavalos; isso é mais que o dobro do registrado na última edição. Tivemos também um aumento muito significativo nas estatísticas de quadriciclos. O que a gente não vai ter é aquele público das comitivas – e elas traziam um bom público. Esse público, acreditamos que vai estar ao longo da cavalgada, prestigiando. Vai ser a verdadeira cavalgada”.

Outro que prestigia o evento e se mostra satisfeito com o que está vendo é o governador Tião Viana. Para ele, a ExpoAcre será uma ‘festa de integração’ por receber também expositores do Peru e Bolívia.

Governador, prefeito e secretária participam da Cavalgada 2017. (Foto: Alamara Barros)

“É um grande dia do início de uma exposição de tudo que o Acre tem de bonito. Queremos mostrar todo que tem de bom – e de novo – aqui na nossa agenda econômica. Aqui, a vida rural vê, e se mostra como ela é. Aqui, nas exposições, e durante toda essa semana. E o melhor: a gente vai reunir exposições de vizinhos nossos: teremos exposições da Bolívia e Peru. É dessa forma que a gente vai mostrar a todos essa integração maravilhosa que tem acontecido entre esses países”.

Marcus Alexandre, prefeito de Rio Branco, acredita que essa cavalgada dará oportunidades iguais a todos, já que muita gente não dispunha de condições financeiras para estar em uma comitiva.

“É muito bacana porque dá oportunidade a todos. Agora, quem quer prestigiar, vem a pé, de cavalo, do jeito que quiser. Quando existiam as comitivas, infelizmente muita gente não tinha condições de participar. Claro que as comitivas exerceram uma função importante na cavalgada; acho que, um dia, elas podem voltar. O importante é que, aqueles que querem se divertir de uma maneira diferente, tá ai nossa ExpoAcre”.

Confira as fotos de Alamara Barros e Astorige Carneiro das primeiras horas da Cavalgada:

Governador, prefeito e secretária participam da Cavalgada 2017. (Foto: Alamara Barros)
Sair da versão mobile