“Cozinha Livre” traz para os internautas opções mais saudáveis para alimentação

A preocupação com o que ingerimos vem crescendo muito nos últimos anos. A chamada “onda fitness” vem se popularizando principalmente pelas redes sociais, onde o lifestyle de pessoas que investem em cuidados com o corpo e com a alimentação se torna referência para milhões de seguidores.

De acordo com um estudo da agência de pesquisas Euromonitor Internacional, entre 2009 e 2014, o mercado de alimentação voltada à saúde cresceu 98% por aqui. O Brasil ocupa, segundo os dados, a quinta posição no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis – e estes números tendem a aumentar: ainda segundo a pesquisa, nos próximos anos, o mercado mundial desse setor deve crescer em 20%.

Lidiane Ferreira/Foto:ArquivoPessoal

Integrando este universo e este segmento mundial, está a acreana Lidiane Magalhães Ferreira. Atualmente com 37 anos de idade e dois de blogueira, a economista decidiu iniciar o blog “Cozinha Livre” quando estava reunindo informações sobre intolerância a lactose e intolerância a soja.

“Ao pesquisar informações sobre as minhas restrições alimentícias, encontrei várias pessoas na mesma situação que buscavam por essas alternativas. Quando a pessoa descobre que tem alguma restrição alimentar, inicialmente, ela não tem a menor ideia do que pode comer e de como fazer as substituições necessárias. Ficamos muito perdidas nesse começo”, explicou Lidiane.

Manjar de amêndoas com morangos e calda de cacau?Foto:ArquivoPessoal

Na página gastronômica, as receitas são bem variadas: vão do muffin de fubá ao bolo de carne, sempre livres de leite e derivados, soja ou glúten. A principal inspiração? A cozinha familiar. “Tenho investido em livros de culinária com receitas mais caseiras, e isso vem de uma influência muito forte da minha mãe e das minhas tias. Tenho memórias lindas delas na cozinha, como uma espécie de ritual secreto do qual eu queria fazer parte”, disse a blogueira.

A pesquisa na internet e nos livros é apenas uma parte do processo. Testes e adaptações são experimentados até que a receita chegue a um resultado satisfatório, mesmo com as restrições de horários: “Como tenho um trabalho formal, que me consome várias horas ao dia, falta tempo para uma dedicação maior ao blog. Mas poder ajudar as pessoas a terem uma alimentação melhor compensa todo o trabalho”.

Frango com melado e frutas/Foto:ArquivoPessoal

E os planos da blogueira não estão restritos apenas ao mundo virtual. Lidiane atualmente analisa a possibilidade de lançar uma linha de produtos sem ingredientes alergênicos. “Ainda estou estudando esse investimento, pois, além da pesquisa e dos recursos, é preciso uma mudança de comportamento e de consciência para uma vida mais saudável. A alimentação é parte desse processo, e comer bem só traz benefícios para nossa vida, seja no campo profissional ou no pessoal”, afirmou Lidiane.

PUBLICIDADE