Pioneiro na criação de gado Brahman no Acre, o pecuarista Alcides Teixeira da Rocha realiza no próximo sábado (15) o 6º leilão de touros da raça em Rio Branco. O evento, que começa às 16h no Tatersal do Parque de Exposições, oferece 50 touros melhorados, um novo lote do melhoramento genético da raça que mais cresce no Brasil.
Muitos são os atributos que o Brahman tem no seu perfil que se somam e o valorizam, notadamente a precocidade, o acabamento da carcaça, a precocidade sexual, o bom temperamento e boa habilidade materna.
De acordo com Alcides Teixeira, o bom temperamento ajuda muito no manejo do rebanho e faz com que a qualidade da carne seja melhor. Os animais, segundo ele, ficam pouco resistentes à presença do homem, não se debatem e, no transporte até os frigoríficos, não terão escoriações e áreas de perda na carcaça devido a edemas, por exemplo.
“A habilidade materna é importantíssima, porque bezerro bem alimentado e cuidado ganha mais peso durante a amamentação e consegue melhor desempenho no pós-desmame”, completou o filho do pecuarista, Pedro Teixeira da Rocha.
O Brahman é um gado que chama à atenção junto aos outros zebuínos. Tem uma morfologia ótima para produção de carne, de acordo com Pedro Teixeira. “O tórax é profundo, de costelas bem espaçadas e um ótimo volume gastrointestinal, bem funcional”, afirma ele.
Isso já denota, ainda segundo o pecuarista, boa capacidade respiratória e digestiva, fundamentais para um bovino produtivo. “O dorso-lombo e garupa, onde se localizam as carnes mais nobres, são regiões do Brahman com bom volume, da mesma forma que todo o posterior. E tudo isso ainda em idade jovem. Na desmama já se nota uma grande diferença quando comparado a outras raças”, explicou Teixeira.
Em 18 anos de Brahman no Brasil, a raça demonstrou que tem muito a contribuir geneticamente para o agronegócio brasileiro, incrementando e tornando o mercado da carne mais quantitativo – o país é o maior exportador de carne do mundo.
A família Teixeira adquiriu os primeiros lotes de Puro de Origem (PO) em 2006. De lá para cá, foram investimentos em tecnologia, como programa de melhoramento genético e fecundação in vitro. A fazenda Diamante, localizada no quilômetro 60 da Estrada Transacreana, cria, recria, engorda e seleciona gado puro, ou o Brahman do Teixeira, como ficou conhecido, tornou-se uma referência tanto na produção de carne como na venda de animais reprodutores.
“A gente queria um animal que fosse bem adaptado ao clima tropical quente e úmido da nossa região. Queríamos que cobrissem as vacas aneloradas que tínhamos e que produzissem uma heterose, que é um vigor híbrido. Concluímos que esse gado era o Brahman porque cobre bem a campo, adaptando-se bem ao clima”, explicou Pedro Teixeira, garantido que, nos cruzamentos com a raça há um aumento significativo nas arrobas, bem como redução na idade do abate.
A realização do remate será a cargo da Esteios Leilões Rurais. Para informações e cadastros entrar em contato através do e-mail [email protected] ou 68 99985-3119/68 3222-7490.