Motorista Uber alega que aplicativo só lhe trouxe prejuízos

Depois de tanta polêmica e boas expectativas por parte dos usuários do Uber, parece que o aplicativo frustrou a esperança de quem achava que se cadastrando iria poder finalmente ter uma boa renda mensal no fim do mês, trabalhando de forma autônoma como motorista de Uber.

Aplicativo Uber chegou no Acre á poucos meses

Pelo menos é o que conta o ex-motorista do aplicativo, R.R, que após ter se cadastrado e ter mandado toda a documentação via internet começou a realizar corridas em Rio Branco, no entanto procurou o portal ContilNet para fazer uma denúncia, alegando que o Uber não lhe trouxe nenhuma segurança financeira, nem mesmo física, e que só teve prejuízos.

“Eu entrei no site que a gente se cadastra, eles mandaram algumas informações e após pesquisar sobre o aplicativo eu baixei, enviei a documentação que me pediram, fui aprovado. Mas quando comecei a trabalhar percebi que a taxa de serviço é muito baixa aqui no Estado, porque não estava compensando com o que eu gastava com combustível, fora a manutenção do veículo. Por exemplo, em 19 corridas que eu fiz, só me renderam 129 reais, pois toda segunda eles fazem o cálculo e na quarta depositam, mas eu até hoje não recebi esse dinheiro”, contou.

O denunciante explicou ainda que estava no bairro São Francisco quando um usuário que estava no centro da cidade solicitou um carro para ir ao Via Verde Shopping. Ao atender o cliente, R.R percebeu que a corrida deu apenas R$ 9, sendo que de combustível ele gastou muito mais. “É muito pouco, não paga nem o combustível, quem dirá o meu trabalho, o desgaste do carro, sem contar que eu tinha que acordar muito cedo, antes das 6h da manhã, e ficava rodando até tarde”, disse.

O motorista falou ainda sobre a falta de segurança, pois não existe nenhum escritório físico ou central para que os motoristas de Uber possam recorrer, e que a comunicação é toda de forma virtual. “Não tem ninguém aqui, não sabemos a quem recorrer caso seja necessário, se quiser reclamar de algo que esteja acontecendo é tudo pelo escritório virtual do aplicativo, não tem nem uma central de telefone. Nós que somos prestadores do serviço não temos nenhuma segurança, a quem recorrer, imagina se os usuários têm alguma reclamação a fazer ou se alguma situação chata acontecer, que segurança eles têm?”, indagou.

O presidente do Sindicato dos Taxistas e Condutores Autônomos do Acre (Sintcac), Esperidião Texeira, deu uma entrevista ao Portal ContilNet falando sobre as irregularidades do aplicativo, e que o sindicato não tem nenhum problema com a concorrência, desde que se trate de uma empresa regulamentada, assim como as empresas de táxi que pagam suas taxas, impostos e cumprem regras trabalhistas.

Confira a entrevista:

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