PP a todo vapor
O presidente regional do PP, José Bestene, afirmou à coluna que a legenda está a todo vapor na Capital e interior. “Estamos filiando novas lideranças e intensificando os nossos trabalhos do PP mulher e juventude”, declarou o entusiasmo dirigente.
PMDB pleiteará segunda vaga de senador ou vice
Por administrar Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, segundo e terceiro maiores municípios acreanos respectivamente, o PMDB reivindica a indicação da segunda vaga de senador pela oposição. Caso o ex-prefeito Vagner Sales não consiga se viabilizar para a Casa Maior, o partido pretende indicar um filiado da “Velha Guarda” para ser candidato a vice-governador.
Nanicos da Frente Popular recuam
Mesmo com a tendência em apoiar a pré-candidatura do prefeito Marcus Alexandre (PT) ao governo do Acre, os partidos nanicos decidiram serem mais cautelosos. O motivo: o governador tem preferência pelo deputado Daniel Zen (PT). Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. A não ser à galinha.
Promessas
Eleitor questiona a possível candidatura do alcaide por uma prosaica razão: ele precisa cumprir as promessas feitas nas últimas eleições, não obstante ao fato de os petistas terem “trucidado” o ex-prefeito Flaviano Melo, que largou a prefeitura, disputou a eleição de 2002 para o governo e pegou balsa rumo à cidade amazonense localizada às margens do Rio Solimões.
Roberto Duarte
Decifra-me ou te devoro! O enigma da Esfinge de Tebas se aplica bem ao mandato do neófito vereador Roberto Duarte (PMDB). Apesar de alguns erros, destaca-se pela qualidade e autenticidade.
Consórcios
O senador Gladson Cameli (PP-AC) tem incentivado os prefeitos do interior formalizarem consórcios públicos. Nesse momento de crise, essa é uma das melhores saídas para o enfrentamento de problemas estruturantes. Os prefeitos têm prazos importantes pela frente, relacionados ao saneamento básico.

Senador Gladson Cameli /Foto: ContilNet
Nova fase
A empresária Charlene Lima é de fato e de direito a presidente do PTB. Os eventos com a presença de Roberto Jeferson, liderança nacional do partido, foram considerados um sucesso. Cá pra nós, Jeferson é uma grande figura política.
Resultados
Mas nem tudo será festa, um dos principais desafios do partido, doravante, é eleger um deputado federal, sonho de consumo de qualquer sigla, ainda mais agora, com o risco da clausula de barreira, fim das coligações proporcionais.
Obra em andamento
O diretor-geral do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, Fabrício Lemos, diga-se de passagem, um profissional competente, afirma que as obras tão questionadas estão em andamento. E que na conclusão, a verticalização do hospital vai disponibilizar 109 novos leitos para pacientes, dos quais 10 serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Censura
Pela segunda vez a deputada estadual Eliane Sinhasique tem sua voz tirada do ar, na mesma rádio, a 93,3 FM. A volta de Sinhasique e à “liberdade” que lhe deram por alguns dias, era o prenúncios de um novo momento na emissora, mas tudo não passou de um sonho, utopia, a censura governista continua imperando nesse estado.

Deputada fez um desabafo pelas rede sociais /Foto: Reprodução
Máquinas
Bujari amanheceu com as ruas tomadas por máquinas. A frente de serviços anunciada pelo DNIT vai recuperar o trecho entre o aeroporto internacional e o município. Prefeito Romualdo Souza prepara uma mega recepção para o início das operações.
Lançamentos
Já perceberam que o governo do Acre vive do lançamento de investimentos agrícolas! Interessante que em nenhum desses eventos, trata-se dos resultados dos investimentos já realizados no setor produtivo. Vamos relembrar aqui alguns deles: o governo entregou 86 mil mudas de coco no Juruá. Qual foi mesmo o resultado dessa política? Maracujá, pimenta, abacaxi, banana e o peixe…
Indústria fechada
A Indústria de pescado na cidade do Bujari continua com as portas fechadas. O prefeito Romualdo Souza, que é do PCdoB, afirmou à coluna que falta incentivo à produção local. Esse é mais um exemplo da existência de um marketing exagerado, de poucos resultados no setor.
Taxistas
Pelo interior, a agência reguladora de transportes do Acre (Ageac), está fritando o nome de Tião Viana. Taxistas estão declarando falência e alegam perseguição por parte do governo. Levando em conta que estes são formadores de opinião, o Ibope dessa gestão deve despencar.
Multado
A RBTrans continua multando quem insiste em fazer Uber em Rio Branco. A autarquia não revela o total de carros que sofreram intervenção. Esta semana o debate promete esquentar com o projeto de lei de autoria do vereador Roberto Duarte (PMDB) colocado em pauta.
Enquanto isso…
A votação da Reforma Trabalhista no plenário do Senado deverá ser o principal tema a movimentar a Casa nesta semana que se inicia. Os senadores deverão primeiro analisar o requerimento de urgência do projeto, na terça-feira (4), e depois votar a reforma, prevista para quarta-feira (5). Para que a reforma seja aprovada é necessária apenas a maioria simples dos senadores presentes.
Estupro
Outra matéria que está pronta para ser votada pelos senadores há várias semanas e pode ser finalmente concluída é a proposta de emenda à Constituição que torna estupro crime imprescritível. A PEC já foi aprovada em primeiro turno e precisa ser votado em segundo turno.
Passaporte
Na próxima terça-feira (4), ainda, o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Dário Berger (PMDB-SC) colocará em votação o projeto de lei que libera crédito suplementar ao Ministério da Justiça, da ordem de R$ 102 milhões, para a confecção de passaportes. O serviço está suspenso pela Polícia Federal porque o dinheiro previsto para este fim acabou na última semana. Depois que for votado pela CMO, o projeto ainda precisa ser votado no plenário do Congresso Nacional, que está com a pauta trancada por vetos presidenciais.
