Ícone do site ContilNet Notícias

Senador Jorge Viana participa de encontro e se diz otimista com política ambiental no Acre

Por ASSESSORIA

Plenário do Senado durante sessão deliberativa ordinária.Em discurso, à tribuna, senador Jorge Viana (PT-AC).Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Jorge Viana, que é presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Federal, tem cumprido agenda de atividades no Acre durante recesso parlamentar. Nesta terça-feira (18) o senador esteve presente no Seminário de Avaliação de Resultados do Programa REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) Early Movers no Acre.

Jorge Viana participa de encontro no Acre

Durante o encontro, Jorge Viana falou sobre os projetos ambientais desenvolvido no Acre que são pioneiros e que começaram durante o período em que ele foi governador do estado. O senador também falou sobre a necessidade de se seguir construindo uma economia de base florestal: “Acho que tudo que se faz no Acre deve levar em consideração que nós somos povos da floresta. E isso é um prêmio, não um castigo, como pensam alguns. O uso da floresta como ativo econômico precisa se fortalecer, inclusive nas comunidades indígenas. Para isso, nós teremos que passar por algumas mudanças. Mudanças que venha junto com eles, que sejam feitas por eles, com a gente ajudando”, defendeu.

Quando o assunto é REDD, o Acre é sempre citado em qualquer parte do mundo como uma referência, destacou Viana. Precursor na implantação do Programa, o estado é o primeiro a obter resultados, na prática, da tentativa de se criar e de se consolidar uma política de desenvolvimento sustentável. Por isso a importância de apresentar os resultados alcançados a partir dessa política de incentivo e compensação, que é o REDD.

Durante fala que fez no evento, Jorge Viana também comentou a questão política e as consequências do momento político conturbado para a área ambiental: “Eu não consigo prever o que vai acontecer daqui um mês. Mas também não sou pessimista. Acho que no Acre podemos fazer um outro movimento para melhorar o que já foi feito e corrigir os erros. Temos que evoluir na questão da economia sustentável”. E seguiu: “Como a gente faz para que do Acre, das cabeceiras dos nossos rios, saia uma luz para trabalharmos em todas as terras indígenas, rio abaixo?”.

Sobre a avaliação que foi feita a respeito do REED no Acre e da política de desenvolvimento ambiental, o senador foi taxativo: “Acho que se estamos fazendo uma avaliação positiva no pior momento político que vive o Brasil, é sinal que temos condição de fazer essa travessia, principalmente no Acre. Podemos ajudar, também, as demais áreas. Mas para isso, precisaremos dos povos indígenas, vamos precisar beber dessa água pura para ter força de seguir em frente”, finalizou Jorge Viana.

Sair da versão mobile