O deputado estadual Daniel Zen recebeu na manhã de desta segunda-feira (3) membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Eles denunciaram expulsões de posseiros em seringais próximos à Reserva extrativista Chico Mende (Resex), distante 180 quilômetros da Capital. A área em disputa tem cerca de 500 hectares e fica no antigo seringal São Miguel do Rocha, margem da BR-317, entre Xapuri e Epitaciolândia.
O grupo relatou que os proprietários da fazenda Nova Esperança vêm avançando sobre 60 hectares dessa área, que seria pertencente à União, local que inclusive contém pedras demarcatórias do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os proprietários da fazenda se defendem das acusações alegando na justiça que as terras em questão fazem parte da sua reserva legal.
Deputado Daniel Zen recebeu os posseiros e ouviu suas revindicações /Foto: ContilNet
Contudo, de acordo com o advogado do sindicato, Gumercindo Rodrigues, toda área que ficou fora da Resex, que também possui posseiros morando há 50 anos, está sendo pleiteada por fazendeiros da região. “Querem expulsar extrativistas semelhante à época de Chico Mendes”, disse ele, alertando para uma iminente reintegração que vai expulsar quatro famílias.
Zen se comprometeu a verificar in loco os conflitos, bem como disponibilizou a sua assessoria jurídica para acompanhar o caso. “O nosso mandato tem como missão atender as reivindicações dos movimentos socais”, declarou o parlamentar, lembrando que o PT teve a sua formação mais forte no sindicalismo rural.
A reportagem não conseguiu fazer contato com os proprietários da Fazenda Nova Esperança até o fechamento dessa matéria.
