O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) denunciou na tarde desta quinta-feira (13) mais um ataque de marginais às unidades de saúde de Rio Branco. Na manhã da última terça-feira (11), dois bandidos armados invadiram o Posto de Saúde da Família (PSF) do conjunto Jequitibá, Bairro Calafate, e assaltaram servidores e usuários. Na fuga, os marginais ainda trocaram tiros com um policial de folga.
Este teria sido o 14° ataque às unidades de saúde sem que providências tenham sido tomadas por parte da prefeitura. Até mesmo a reunião marcada entre o Executivo Municipal e os servidores do PSF do Jequitibá, que deveria ocorrer na quinta-feira foi remarcada para esta sexta-feira.

Posto de Saúde da Família (PSF) do conjunto Jequitibá/Foto:Cedida
Enquanto isso, os servidores e usuários estão à mercê dos marginais, em um clima de permanente tensão a cada batida de porta ou moto que se aproxima do local. No assalto ao PSF do Jequitibá foram levados pertences – celulares e dinheiro – de três servidores e de dois moradores da comunidade.
Sindicato cobra uma resposta do prefeito
“Isso tem sido recorrente em várias unidades de saúde. Os bandidos chegam de moto, roubam e fogem rapidamente. O PSF tem câmeras de vigilância, mas isso não tem sido o bastante para afastar os marginais. A unidade de saúde ainda está funcionando, mas os servidores estão apavorados. Basta bater um portão ou chegar um motoqueiro para os servidores se apavorarem”, revelou João Batista, representante do Sintesac.
