Traficante procurado pela Interpol em 52 países é preso em condomínio de luxo em SP

O traficante internacional de drogas Fábio Dias dos Santos, de 31 anos, foi preso neste domingo (16) em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Ele era procurado pela Interpol por fazer parte de uma organização criminosa investigada pela Polícia Federal desde 2013, nas operações Hulk e Oversea, que tinha como foco o tráfico de drogas via Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Havia mandados de prisão contra ele em 52 países.

(Correção: Ao publicar a reportagem, o G1 divulgou uma foto, enviada pela própria polícia, de um outro preso que não tem relação com a operação Oversea. A imagem foi corrigida às 10h).

Neste domingo, durante uma operação, equipes da Força Tática da Polícia Militar receberam a informação que um traficante internacional estaria em Peruíbe. Eles foram até a residência indicada, no condomínio fechado Bougain Ville IV, e encontraram o suspeito. Fábio confirmou ser procurado pela Justiça.

O traficante fazia parte de uma organização criminosa investigada pela Polícia Federal desde 2013, nas operações Hulk e Oversea, que tinham como foco o tráfico de drogas via Porto de Santos. Em 2015, sete acusados foram presos preventivamente. Os mandados foram solicitados pela PF e, com a concordância do Ministério Público Federal, foram emitidos pela Justiça.

Traficante preso em Peruíbe era procurado pela Interpol (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Em agosto de 2015, a decisão da 5ª Vara Federal de Santos condenou, além de Fábio Dias dos Santos, André de Oliveira Macedo, o André do Rap, Leandro Teixeira de Andrade, do Portuga, Jefferson Moreira da Silva, o Dente e Luciano Hermenegildo Pereira. Apenas Portuga se encontrava preso. O juiz também pediu que os foragidos fossem incluídos na lista da Interpol.

Na residência onde estava Fabio, em Peruíbe, os policiais também encontraram documentos sobre os contêineres com drogas, inclusive, de alguns navios que estão parachegar no Porto de Santos. Ele deve ser levado, nesta segunda-feira (17), para a Polícia Federal, em Santos.

Esquema

As investigações começaram em maio de 2013. Segundo a Polícia Federal, a quadrilha usava contêineres para transportar cocaína pura do Porto de Santos para a Europa, África e Cuba. Ainda de acordo com a PF, a droga era colocada em mochilas e sacolas, que eram inseridas nos contêineres por funcionários particulares, sem o conhecimento dos donos das cargas ou dos navios. A droga seguia junto com um lacre clonado. No local de destino, membros da organização criminosa rompiam os lacres, recuperavam a cocaína e colocavam os lacres clonados, para não gerar suspeitas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Traficante procurado pela Interpol em 52 países é preso em condomínio de luxo em SP