17 de abril de 2024

WhatsApp ganhou novidades em álbuns, fotos, mapas e emojis durante junho

O WhatsApp estreou várias novidades no mês de junho. O mensageiro recebeu uma atualização que facilita o envio de fotos pelo aplicativo. Agora, os usuários recebem as imagens agregadas em uma galeria. A função chegou para donos de iPhone (iOS) e já está na versão de testes do app para celulares Android. Quem usa o sistema da Apple também recebeu outro recurso para a melhoria das imagens: é possível colocar filtro nas fotos, assim como no Instagram.

No final do mês, a versão beta (de testes) para Android ainda recebeu uma ferramenta de pesquisa de emojis. Além disso, as dicas sobre localização e envio de GIFs no WhatsApp também fizeram sucesso. Outro destaque foi a prorrogação de suporte a sistemas antigos. Apenas o Symbian S60 foi encerrado este mês. Veja abaixo as novidades do WhatsApp em junho.

Mais WhatsApp: vídeo ensina como recuperar fotos apagadas no mensageiro. (Foto: Reprodução)

Álbum de fotos

O WhatsApp para iPhone foi atualizado para a versão 2.17.30 e ganhou recurso de álbum de fotos. Isso significa que o mensageiro passa a agrupar imagens que forem enviadas juntas em uma espécie de galeria de fotos. Assim, elas ocupam menos espaço na tela de conversa.

A mesma ferramenta já está disponível para celulares Android na versão de testes do mensageiro. O procedimento continua sendo o mesmo para envio de fotos. A diferença é a forma como elas podem ser visualizadas. O recurso só funciona quando são enviadas mais de três fotos juntas. Para ver as imagens dentro de um álbum, basta tocar sobre ele.

Filtros em fotos para iPhone

O mesmo update para iOS trouxe filtros para fotos, vídeos e GIFs. Agora, os usuários podem adicionar efeitos antes de enviar as imagens para seus contatos, dispensando o uso de outros apps de edição. Outra vantagem é que o recurso pode ser usado tanto para as fotos compartilhadas em conversas do mensageiro como no WhatsApp status.

Além disso, os filtros podem ser aplicados em fotos tiradas na hora ou em imagens da galeria do smartphone. Para usar, basta selecionar a foto que deseja enviar, tocar sobre ela e deslizar para cima. Os efeito irão aparecer, escolha o que desejar e confirme o envio da foto no botão de seta azul.

Resposta rápida para iPhone

A versão 2.17.30 para iPhone também trouxe um modo fácil de usar o recurso citação, que ajuda a identificar o contexto de uma mensagem na conversa. Agora, para responder um recado específico no app, não é mais preciso selecionar a mensagem, basta arrastá-la para a direita e tocar no ícone de seta. Em seguida, escreva e envie a resposta.

Pesquise por emojis

No final do mês de junho, a versão beta do WhatsApp para celulares Android recebeu uma ferramenta de busca por emojis. O recurso permite que o usuário digite a descrição da figurinha que deseja usar, poupando tempo, já que dispensa a busca dentre todos os emojis que o app oferece.

Para usar, toque no ícone de emoji e, em seguida, no de lupa. Pesquise pela figurinha que deseja usar digitando uma palavra-chave que corresponda a ela. Depois, toque no resultado para usar.

Mapas interativos

O WhatsApp tem um modo de compartilhamento de localização que permite procurar lugares deslizando o dedo no mapa nativo do app. Assim, o usuário dispensa o uso de aplicativos como o Google Maps ou Apple Maps, além de não ter que digitar o endereço. Para usar no iPhone (iOS), escolha a opção para enviar sua localização. Em seguida, toque em “Ocultar locais”e posicione o alfinete no mapa para enviar. Já no Android, toque no item para enviar localização. Depois, escolha o ícone de foco e posicione o marcado na localização que deseja enviar.

Turbine o WhatsApp com GIFs

O WhatsApp possui duas formas de enviar GIFs. Uma delas é busca interna do mensageiro. A outra é a pesquisa pelo teclado Gboard do Google para os usuários desse programa. Assim, o usuário pode deixar suas conversas mais divertidas com as imagens animadas.

Os procedimentos são bastante semelhantes. A diferença é que o usuário deve tocar no ícone de emoji presente na barra de mensagens do WhatsApp ou no do teclado. Em seguida, toque em “GIF”, na parte inferior da tela, e, depois, na lupa para pesquisar e enviar. Veja outras dicas para turbinar seus mensageiros com envio de GIFs neste tutorial.

Aumento do suporte para celulares Android

Por último, o WhatsApp resolveu estender o prazo para desligar o suporte a celulares antigos. No início do ano, o mensageiro anunciou que iria encerrar o suporte a diversas plataformas de smartphones no dia 30 de junho. No entanto, a empresa voltou atrás na decisão e o único sistema que de fato ficou sem WhatsApp a partir dessa data foi o Symbian S60.

Os sistemas BlackBerry OS, BlackBerry 10 e Windows Phone até a versão 8.0 continuarão a receber suporte para o mensageiro até 31 de dezembro deste ano. Já o Nokia S40 poderá ser usado até o final de 2018. Já os usuários de Android 2.3.7 tiveram o suporte estendido até fevereiro de 2020.

O WhatsApp justifica que sistemas muito antigos não suportam a criação de novos recursos, incluindo medidas de segurança. O mensageiro, entretanto, não deixa claro se a perda de suporte se refere apenas a novas atualizações ou se o app para de funcionar nesses celulares. A recomendação da empresa é que o usuário adquira um celular com sistema atualizado, seja iOS, Android ou Windows Phone.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost