Acre adota sistema que permite compartilhamento de dados nacionais em informações policiais

A Secretaria de Polícia Civil adotou ao uso do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública/ Procedimento Policial Eletrônico (Sinesp/ PPE). O novo sistema vai modernização o gerenciamento e tratamento das informações policiais, pois possibilita o compartilhamento de dados e informações entre as polícias, em nível nacional, já que a base de dados será integrada; com isso um agente de polícia do Acre poderá consultar um boletim de ocorrência de outro Estado.

A nova ferramenta está integrada à base nacional da segurança pública e trará outros aplicativos para análises de estatísticas: “O sistema permite a realização de procedimentos policiais por meio de um equipamento eletrônico, desde a fase do registro, até a elaboração dos procedimentos como inquéritos policiais, autos de prisões em flagrante, procedimentos relacionados ao adolescente infrator. O sistema aumenta a resolutividade em tempo e resposta cada caso registrado”, explicou o corregedor-geral da Polícia Civil, Alex Cavalcante.

Um agente de polícia do Acre poderá consultar um boletim de ocorrência de outro Estado/Foto: Marcelo Torres

Cerca de 30 profissionais, receberam uma capacitação de técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para conhecer e aprender a operacionalizar o sistema Sinesp/ PPE que será implantado em todo o Acre.

Atualmente esse sistema já funciona nos estados de Roraima, Amapá, Maranhão, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte e Tocantins. No Acre, desde o início do Ano, o sistema vem funcionando em Rio Branco e nas regiões do Alto e Baixo Acre, com previsões para serem implantadas no Vale do Juruá.

PUBLICIDADE