Depasa apresenta Plano de Contingência e orienta que população economize água

Na manhã desta quinta-feira (10) foi apresentado o Plano de Contingência de Abastecimento, feito pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), que visa garantir o abastecimento de água durante o período de estiagem.

De acordo com o presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, o momento de seca em rios no Acre é crítico e deve se alongar por pelo menos mais 50 dias, então a orientação da autarquia é que a população economize água.

Edvaldo Magalhães pediu que população economize água, pois a situação de seca dos rios acreanos é crítica /Foto: Alexandre Noronha

“Neste período temos captação com dificuldade em pelo menos seis municípios, como Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Porto Acre, Jordão. É necessária a construção de barragens, isso já estamos providenciando. O que precisamos é que a população tenha consciência e economize neste período, pois quando baixa o Rio, nossa capacidade de captação também baixa”, afirmou o presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

De acordo com a medição feita na manhã desta quinta-feira, o Rio acre em Rio Branco apresentou a marca de 1,63 metro, três centímetros a menos que a quarta-feira (9). Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Falcão, em 10 de agosto do ano passado a medição era de 1,33.

“Mesmo que estejamos com a medição melhor que ano passado, a previsão é que este seja um ano mais difícil que 2016, tendo em vista que não há nenhuma previsão e chuva neste período”, afirmou.

PUBLICIDADE