O Desembargador Pedro Ranzi, lança no dia 24(quinta feira), às 16 horas no anfiteatro da Universidade Federal do Acre-UFAC, um minidicionário intitulado “Como Falar o Acreanês”. Segundo o autor, “o dicionário é uma coletânea de palavras catalogadas por ele durante suas viagens aos lugares mais simples do Acre, mas que, habita um povo bastante acolhedor e que possui uma linguagem própria na maneira de se expressar. Por isto, resolvi registrar neste livro, a riqueza cultural mais sublime do acreano que é sua forma única de falar, unindo a linguagem do nordestino, sírio, libanês e, sobretudo o dialeto indígena, formando assim o nosso acreanês”.
O AUTOR
Pedro Ranzi nasceu em 29 de junho de 1947 na cidade de Espumoso(RS). Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre(UFAC). Foi Secretário Geral do Município de Cruzeiro do Sul e mais tarde Prefeito no ano seguinte. Foi Presidente do Tribunal de Justiça do Acre. No âmbito acadêmico, coordenou o curso de Direito da UFAC.Foi um dos fundadores do Centro de Tradições Gaúchas “Plácido de Castro”(CTG) e também idealizador e fundador de um programa de rádio denominado “Programa de Gaúcho” que vai ao ar sempre aos domingos na Rádio Gazeta FM 93.3. Atualmente é Desembargador do TJ Acre e planeja novos projetos no campo literário.
Além do livro “Vamos Falar o Acreanês”, a Edufac lançará mais cinco títulos que estarão disponíveis para download no site da UFAC, dentre estes “Currículo e Interdisciplinaridade na Formação de Professores”, “Ensaios Jurídicos” e as obras infantis do Historiador e artista plástico Enilson Amorim “Mapinguari a Lenda”, “Abelardo e o Curupira”, e “O Canto do Uirapuru”.
A obra de Pedro Ranzi teve sua parte visual elaborada pelo artista plástico Enilson Amorim e conta com o apoio da Edufac-Editora da Universidade Federal do Acre e do Tribunal de Justiça.