Dia do Nutricionista: a profissão responsável por mudanças alimentares essenciais para a saúde

No dia 31 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Nutricionista. Este profissional da saúde trabalha com educação alimentar, ensinando boas práticas para que as pessoas alcancem objetivos específicos, entre eles, tratar e prevenir doenças, emagrecer, ganho de massa ou melhorar a desempenho esportiva, sempre de forma a promover uma melhor qualidade de vida e a saúde física e emocional do indivíduo.

O Dia do Nutricionista é comemorado nesta data em homenagem a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 31 de agosto de 1949. Posteriormente, a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

O trabalho do nutricionista é ensinar boas práticas alimentares para que as pessoas alcancem objetivos/Foto: Arquivo Pessoal

A servidora pública Madeline Guimarães, de 27 anos, é uma destas profissionais que decidiu seguir a carreira para ajudar o maior número de pessoas a ter uma vida mais saudável. “Ficava triste de ver tantas pessoas doentes do corpo e da alma. Mas como não gostava de trabalhar com emergências, preferi a prevenção. Nutrição é prevenção. Meu dia a dia é motivador. Quando vejo um indicador de saúde crescer, me mostra que estamos no caminho certo. Que mais pessoas conhecem e estão tendo acesso a uma vida mais saudável”, afirma.

O trabalho principal do nutricionista é buscar o equilíbrio entre os níveis de nutrientes que o corpo precisa, e, dessa forma, prevenir doenças, elevar geral de uma pessoa. Além do conhecimento científico de anos no curso específico da área, isso requer flexibilidade, criatividade e paixão.

“O nutricionista apoia pessoas, famílias e comunidades para que adotem práticas alimentares promotoras de saúde, ele auxilia a pessoa praticar um autocuidado! O conhecimento sobre o verdadeiro nutrir liberta! O mundo inteiro vem sofrendo uma transição nutricional muito rápida: diminui a incidência de desnutrição e doença infecciosas e aumenta a obesidade e doenças crônicas. O nutricionista entra nesse cenário para ajudar a promover uma alimentação saudável, acelerar o declínio da desnutrição e reverter a tendência de aumento da obesidade e de outras doenças crônicas relacionadas à alimentação. São muitas áreas e eixos que o nutricionista pode atuar e ajudar na saúde e bem estar da população”, explica a profissional

Nutricionista Madeline Guimarães/ Foto: Arquivo Pessoal

Os nutricionistas podem atuar em variados segmentos como hospitais, escolas, ginásios esportivos, clínicas particulares etc. Madeline trabalha atualmente na Secretaria Estadual de Saúde, onde é técnica e atua com a gestão de programas de Alimentação e Nutrição. Ela explica que o trabalho do nutricionista está além de planos alimentares, o profissional, por vezes, acaba se tornando também um pouco psicólogo e amigo do paciente, já que por diversas vezes recebe no consultório uma pessoa com a auto estima baixa por estar a cima ou abaixo do peso.

“Vibramos junto com o paciente que descobre o seu potencial. O peso é realmente um fator determinante para a saúde, mas o maior motivo da nossa alegria é quando eles entendem que o peso adequado é apenas uma agradável consequência de uma vida mais saudável”, explica a jovem.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost