Do sertanejo ao gospel, finalistas do FEC garantem show de ritmos neste domingo

O Festival Estudantil da Canção (FEC), cuja grande final será neste domingo, 27, conta com variados estilos de músicas. Entre os classificados dos municípios do interior do estado, o sertanejo, o gospel e o MPB são os que mais fazem sucesso.

Com a variada participação, aumentam a expectativa e a concorrência. Por isso, escolher uma boa música pode ser uma estratégia para sair na frente na competição.

Grande final será neste domingo (Foto: Assessoria SEE)

Beatriz Jerônimo, 17 anos, finalista de Brasileia, canta desde os 12 anos e tem na música uma atividade, digamos, profissional. Ela se apresenta em restaurantes, festas e localidades próximas de onde mora. Apesar disso, essa é primeira vez que participa de um concurso.

“Estou com grandes expectativas, nervos à flor da pele, porque tem grandes vozes aqui. Não vai ser fácil”, admite. Ela conta que seu estilo é bem variado, mas escolheu um sucesso da música sertaneja para se apresentar. “Foi o estilo que mais se adequou à minha voz nos ensaios. Eu e a banda decidimos optar por ele.”

Já Capixaba é representado por Lilian Verônica Gonçalves, de 17 anos. Influenciada pela mãe desde a infância, ela cresceu na música por meio do gospel. “A música entrou na minha vida para complementar e louvar. É uma maneira diferenciada de eu me sentir completa”, conta.

Soma-se a isso a sua participação no coral da cidade. Com as atividades escolares diárias, Lilian teve que deixar o grupo para se dedicar mais à vida escolar. A surpresa veio quando o projeto do FEC chegou a sua escola. “O concurso veio para me completar, foi uma alegria, tanto pra mim quanto para os outros jovens”, pontua a jovem.

Assim como Lilian, as amigas Gisele Xavier, de Acrelândia, e Kiriam Magalhães, de Epitaciolândia, também optaram pelo gospel. As jovens de 15 e 17 anos cresceram no meio religioso e não tiveram dúvidas na hora de escolher esse estilo.

Shirlei de Lima, de Assis Brasil, embora evangélica e amante do gospel, decidiu apostar na canção “Sozinho”, de Caetano Veloso. “Eu gosto desse estilo mais calmo e tranquilo, e estou confiante”, diz.

Bryan Rocha, 17 anos, finalista do Bujari, canta, dança e atua. Escolheu o som mais vibrante e agitado da banda NX Zero. A escolha da música reflete um pouco da sua personalidade. “A música me traz alegria, diversão, inovação e paz”, diz. Mas ressalta: “A música é uma diversão que eu levo com muita seriedade”.

FEC 2017

O festival é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM) e da Assessoria de Juventude (Assejuv). Na capital, a ação conta com o apoio da prefeitura de Rio Branco.

A participação dos municípios ampliou a presença dos estudantes e revelou mais talentos. Essa edição contou com aproximadamente 52 escolas participantes, com mais de 300 inscritos, maior número comparado à última edição, que registrou 26 escolas participantes e 226 inscritos. A final será no domingo, 27, às 18 horas, na Concha Acústica.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost