O vereador Roberto Duarte (PMDB) criticou, na manhã de segunda-feira (28), a celebração de um contrato de 5,6 milhões entre o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb). “A autarquia estadual deveria destinar esse recurso para as 22 cidades do Acre”, criticou o vereador, para quem a exclusividade é uma forma de “campanha antecipada”.
O convênio, que foi publicado no Diário Oficial do Estado na manhã desta segunda-feira (28), diz que o contrato tem por objeto a pavimentação de ruas isoladas da Capital para atender uma necessidade da autarquia, através do mecanismo de dispensa de licitação. “Eu quero é que venham mais recursos para Rio Branco, pois as ruas estão esburacadas. No entanto, dá a impressão de que os demais prefeitos não estão precisando dessa parceria”, enfatizou Duarte, que ainda criticou a ausência do prefeito na cidade. “Ao invés de fazer pré-campanha no interior, ele deveria cuidar da cidade”.
A diretora do departamento de Comunicação da prefeitura, Andreia Oliveira, disse que o convênio celebrado entre os dois entes públicos atende às prerrogativas legais porque a Emurb é uma empresa de economia mista. Quanto à decisão de conveniar com os municípios, os questionamentos devem ser feitos aos diretores do Depasa.
Em relação à viagem do prefeito ao interior do Estado, informou que ele decidiu ir pela estrada na última sexta-feira (25), em veículo particular, sem pagamento de diárias, e sem custos para o Município. Também teria aproveitado a ida para fazer visitas institucionais aos prefeitos de Sena Madureira, Manoel Urbano e Feijó. No sábado, participou de uma plenária da Frente Popular em Tarauacá e, tão logo terminou o evento, retornou a Rio Branco novamente pela estrada.