Imagine a seguinte situação: você planeja e tem o controle da sua conta bancária, sem extrapolar ou criar parcelas quase impossíveis de pagar todo mês. De repente, várias notificações do seu banco. Empréstimos, pagamentos, saques… Centenas – às vezes até milhares de reais – perdidos. E a pior parte: tudo isso fazendo de você vítima de um crime.
A preocupação com o furto de identidade e as fraudes bancárias cresce em nível de preocupação no Brasil. Segundo uma pesquisa da Unysis Corporation feira em 13 países, 72% dos brasileiros relataram ter muita preocupação com esses dois tipos de esquemas criminosos.
E esses números tendem a crescer considerando os números de fraudes de identidade no Brasil. Segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes, em 2016, cerca de 4,7 mil tentativas de fraude de identidade por dia foram identificadas, chegando a totalizar 141.008 ataques apenas em abril do ano passado.
“FUI VÍTIMA DE UM CRIME COMETIDO EM OUTRO ESTADO”
O Indicador Serasa também aponta que o segmento de telefonia é o mais afetado, com os dados pessoais dos consumidores utilizados pelos criminosos para abertura de outras contas. Além disso, com a fraude telefônica bem-sucedida, também há a possibilidade dessa ser uma “porta de entrada” para mais golpes.
Foi assim que a funcionária pública E.M.S. (54) se viu vítima de um crime realizado a quilômetros de distância. “O sinal do meu celular apareceu como ‘fora de área’. Estranhei, mas pensei que pudesse ser alguma manutenção da operadora. Quando aconteceu novamente, liguei lá e me informaram que o número estava na conta de um homem – do qual eu nunca tinha ouvido falar –, e que ele era o novo titular da conta”, disse.
Após ir na loja física da então operadora de seu número, E. se viu recebendo notificações do banco sobre pagamentos e empréstimos que ela não havia realizado: “Ou seja, para realizar as transações financeiras sem levantar suspeitas, os criminosos primeiro garantiram que eu não receberia as notificações no meu celular trocando a identidade do titular da linha. Pagaram contas no interior de Santa Catarina, em Brasília… Fui vítima de um crime cometido em outro Estado”.
“Bloqueei todos os meus cartões o mais rápido possível. Não lembrei do aplicativo, e os criminosos ainda conseguiram realizar alguns procedimento on-line. Após todo esse problema, troquei de operadora e consegui apoio do banco nesse momento de dificuldade, que me cedeu um crédito e verificou que havia realmente acontecido um crime na minha conta”, detalhou a acreana.
COMO PROCEDER
De acordo com o advogado Gabriel Gonçalves de Lima, é necessário que as vítimas desses golpes procurem a delegacia para registrar um boletim de ocorrência (B.O.) para ser feita uma investigação.
“Também é possível procurar os juizados especiais para ingressar com processo contra a empresa ou quem quer que seja que efetuou a venda para alguém que tenha usado seus dados, passando-se pela vítima. Tal procedimento de ingresso judicial, ou procurar o banco, pode ser feito caso o fraudador tenha furtado os dados pessoais para ter acesso à conta bancária da vítima, pois as instituições financeiras devem manter seguras as contas de seus clientes”, explicou Gabriel.
Além dessas medidas repressivas, é importante que os cidadãos tenham certos cuidados, verificando sempre e-mails duvidosos que solicitem atualizações dos dados bancários e outras informações como número de CPF e RG.
“Destruir documentos inutilizáveis que contenham informações pessoais, manter atualizado o antivírus no computador e evitar atender ligações duvidosas para fornecer informações pessoais também são atitudes boas. Os fraudadores sempre inovam suas técnicas para fazer mais vítimas”, esclareceu o advogado.
CONFIRA AS ORIENTAÇÕES DOS BANCOS PARA EVITAR FRAUDES
BANCO DO BRASIL: A instituição informa que não liga ou envia mensagens ou links solicitando senhas dos clientes, e também orienta a não fornecer, informar ou digitar as senhas em ligações ou links recebidos. O cliente, ao receber um SMS, e-mail ou qualquer mensagem deve atentar para o seu remetente, e principalmente, não informar ou digitar senhas, cartões ou dados pessoais. O Banco do Brasil não envia mensagens ou links solicitando senhas dos clientes. O cliente deve enviar essas mensagens para o e-mail [email protected]. Caso o cliente receba uma ligação telefônica e nela sejam solicitadas suas senhas, deve desligar o telefone e procurar uma agência ou caixa eletrônico para alterá-las, mesmo que não as tenha informado. Outra opção é ligar, a partir do seu próprio telefone, para o número 4004-0001 para confirmar a veracidade da ligação anterior. Caso o cliente informe ou digite senhas ou alguma outra informação pessoal em algum link, página ou em ligação suspeita, ele deve procurar imediatamente uma agência ou caixa eletrônico para alterar suas senhas.
BRADESCO: O banco sempre orienta a manter em segurança dados de e-mail, redes sociais, bancários e demais informações pessoais. O cliente, ao utilizar o computador ou celular, deve manter sempre o Sistema Operacional original e atualizado, utilizar os sistemas de proteção como Antivírus e Firewalls. Não navegar em sites desconhecidos. Desconfiar sempre de e-mails, sites e aplicativos que lhe pedem muitas informações pessoais e senhas. Utilizar somente redes wifi seguras, evitar redes wifi públicas não protegidas por senha. Em caso de dúvida sobre a veracidade de um e-mail, site ou aplicativo, encaminhar para [email protected].
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: O banco lembra que não envia links por SMS. Se o cliente receber mensagens no celular contendo links, deve desconfiar e, na dúvida, ligar para o SAC Caixa: 3004-1104 ou 0800 726 0104. A Caixa alertou também que não recolhe cartões destruídos. Se alguém ou alguma empresa se oferecer para isso, cuidado, pode ser um golpe.
ITAÚ: O banco nunca pede sua senha ou código do iToken fora do ambiente de transação nem solicita dados por e-mail ou SMS. Se o cliente receber algo assim, não deve abrir. O Itaú lembra que nunca telefona para pedir dados pessoais, senhas e códigos do iToken. A instituição acrescenta só envia mensagens e alertas por e-mail e SMS quando o cliente as solicita. E para isso, é preciso fazer um cadastro no site antes.
SANTANDER: O banco esclarece que orienta seus clientes a adotarem as melhores práticas de segurança, como não fornecer dados em ligações recebidas, e acrescenta que nunca solicita o cartão em suas residências. Além disso, o banco recomenda os seguintes cuidados: em ligações recebidas nunca fornecer (nem digitar) senhas; não acatar solicitações para envio de fotos com os dados do Cartão de Segurança; não preencher dados pessoais ou senhas de acesso em links ou endereços eletrônicos fornecidos por telefone, email, telegrama, correspondências, etc; Não clicar em links enviados por e-mail ou SMS; Caso desconfie de algum e-mail, o cliente deve enviar para [email protected], que trata desse tipo de golpe e depois deletar o e-mail e, por fim, em qualquer abordagem ou transação suspeita, contatar imediatamente o banco.
Com informações do site O Globo