25 de abril de 2024

Gente de Expressão – por Nonato Vianna

Pratas da Casa

O empresário Luciano Hang proprietário da rede de Lojas Havan inaugurou em Rio Branco a 100ª unidade do grupo. O empreendimento trará para o estado mais opções de compras para a população, além da geração de emprego e renda.

Luciano tem sido muito elogiado pelos acreanos, pela sua ousadia de empreendedorismo, pela sua simplicidade e simpatia que trata os clientes.

As instalações deram mais vida e beleza a capital acreana, com a bela estátua, que causou frisson desde a tua instalação, parando o trânsito, fazendo com que centenas de pessoas parassem para fotografarem.

A inauguração foi sucesso absoluto. A sociedade compareceu em peso, além de empresários e autoridades foram prestigiar Luciano Hang e sem sombra de dúvidas ver de perto os famosos Ratinho e Celso Portiolli, que vieram à Rio Branco prestigiar para o lançamento, dando mais prestigio ao empreendimento Havan.

À noite, o simpático casal Luciano e Andrea Hang recebeu convidados, em jantar requintado para brindar o grande sucesso da Havan. O restaurante Afa Jardim foi o responsável pela grande festa, em noite pra lá de sofisticada.


No estacionamento da Havan, a população compareceu em peso, prestigiando a inauguração e, claro, admirando a réplica da bela estátua da Liberdade

Os anfitriões Luciano e Andrea Hang receberam a simpática Meyre Manaus coordenadora do Miss Acre e a Miss Acre Be Emotion Kailane Amorim, em jantar para convidados seletos

O apresentador Ratinho em momento descontraído com a Miss Acre Be Emotion 2017 Kailane Amorim, Meyre Manaus e Patrick


O presidente da ALEAC deputado Ney Amorim com ladeado dos apresentadores Celso Portiolli e o popular Ratinho na inauguração da Havan

O empresário Luciano Hang apresentando a loja ao deputado Ney Amorim, ao prefeito Marcos Alexandre e ao governador Tião Viana

 

MPAC inaugura nova sede em Rio Branco

O procurador geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre doutor Oswaldo D´Albuquerque Lima Neto, conduziu na noite de quinta-feira, 17, a cerimônia de inauguração das novas instalações do MPAC, que homenageou a saudosa procuradora de Justiça doutora Salete Maia, uma mulher atuante, que contribuiu de forma expressiva como referência para a história e trajetória do MPAC. A solenidade contou com a presença de representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, além de autoridades e representantes de instituições.

 

Charlene Lima participa de Encontro de franqueados da Mmartan

A empresária Charlene Lima, franqueada da Mmartan em Rio Branco, com visão empreendedora, está sempre implantando novos conceitos no segmento. Ela participou em São Paulo do Encontro de Franqueados da Mmartan e Artex, com palestras proferida pelo professor Adir Ribeiro presidente da Praxis Busines, com os temas empreendedorismo, e-commerce e tecnologia. A empresária conheceu Josué Gomes da Silva, um grande empreendedor da Companhia de Tecidos Norte de Minas, considerada amaior empresa Textil do Brasil, que investiu na compra da Mmartan para posicionar de forma proeminente na rede de varejistas. A Coteminas é uma grande exportadora de produtos nacional, uma empresa que começou com uma pequena fábrica de tecidos e, hoje é uma potencia em referência do setor no Brasil. Um história incrível, iniciada pelo ex vice presidente da república, o saudoso José de Alencar.

 

ALEAC deu início a abertura do 2º Prêmio de Jornalismo do Legislativo

O deputado estadual Ney Amorim presidente da ALEAC, juntamente com os deputados Eliane Sinhasique e Nelson Sales, com o aval dos demais deputados que compõe a conceituada Casa de Leis, recebeu a imprensa para anunciar a abertura da Segunda Edição do Prêmio de Jornalismo do Legislativo, na ultima quinta-feira, 17, no Salão Azul da ALEAC. O Prêmio tem como objetivo em reconhecer o trabalho realizado pela imprensa acreana, que contemplará quatro categorias.

 

Doutora Solange Chaves comemorou niver em grande estilo

Em festa temática, uma noite no “Moulan Rouge in Paris”, a conceituada doutora Solange Chaves, recebeu familiares e amigos seletos, para brindar mais uma volta ao redor do sol. Vejam quem foram recebidos por ela, em grande estilo. Uma noite pra lá de eletrizante.

 

OAB/AC realizou o Baile do Rubi

Doutor Marcos Vinicius Jardim Rodrigues presidente da OAB/AC e demais membros que compõem a diretoria, comemorou com diamantes o sucesso do Baile do Rubi, celebrando o mês do advogado e os 85 anos de criação, em noite requintada e glamousora no Espaço Maison Borges. Tudo encantador, reunindo a classe de advogados e convidados vip´s, prá lá de sofisticada. Confiram as personalidades que prestigiaram o mega evento, que tornou tradição e já faz parte do calendário dos eventos mais conceituados do Estado.

 

Jornalista Altino Machado retrata o Centro Cerimonial de Curas e Terapias Yawanawá

Na aldeia Mutum existe um belo bosque, bem maior que o Horto Florestal de Rio Branco, com trilhas largas e impecáveis no solo arenoso, igarapé de águas cristalinas, além de algumas taperas que servem para abrigar quem está em retiro espiritual.

Durante muitos anos, os indígenas mais velhos, principalmente os pajés, se dedicaram a concentrar na área do bosque todas as plantas medicinais que conheciam, mas que estavam espalhadas em pontos distantes da floresta.
Atualmente, quem conhece a utilidade medicinal de cada planta é Jorge Yawanawá, que já vem repassando o conhecimento a um de seus filhos.

São centenas de plantas do sub-bosque usadas desde tempos imemoriais para diversos problemas de saúde, como dores de cabeça, cicatrização de feridas, doenças mentais. Existe até colírio para “limpar” a vista, além de ervas para banho de cozimento para afastar as más influências espirituais.

No centro da aldeia, durante o Festival Mariri, entre vários estrangeiros, encontrei um investidor ucraniano. Instalados em taperas no bosque, três casais russos, sendo que um deles já está há mais de dois meses no local.

O fato é que o Brasil segue destruindo a floresta sem sequer pesquisar cientificamente o efeito medicinal de suas plantas, como as que Jorge Yawanawá conhece profundamente.

Convidado por Tashka Peshaho Yawanawa, o jornalista Altino Machado visitou o local de cerimônias e curas acompanhado do senador Jorge Viana, do antropólogo Txai Terri Aquino seu filho Nixiwaka, do documentarista Silvio Margarido, além de Laura Soriano Morales, e sua filha Lua Rosa Yawanawa.

Jorge Viana gemeu e chorou ao experimentar o colírio, mas depois dizia estar encantado com o efeito. Gostei da experiência, mas não pretendo repeti-la tão cedo.

O senador foi banhado pelo xará Jorge Yawnawa com o chá de uma erva especial, muito perfumada, que é usada para espantar maus espíritos e abrir os caminhos

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost