Na tarde desta quinta-feira (3), o governador Tião Viana assinou o decreto que autoriza a utilização o nome social para comunidade LGBT em âmbito estadual. Durante a cerimônia que também contemplou a criação do Conselho Estadual da Comunidade LGBT, autoridades ligadas ao governo do estado e ao Ministério Público Estadual (MPAC), além de figuras importantes da comunidade LGBT estiveram presentes para prestigiar esse momento de vitória da igual e quebra de preconceitos.
O governador Tião Viana considerou o ato como um momento muito especial e ressaltou a presença do movimento ecumênico no evento.
“O entendimento comum tem quer ser o de que Deus ama a todos e a condição humana tem que ser respeitada. Precisamos construir um mundo onde possamos servir para edificação da felicidade das pessoas, não alimentar preconceitos ou rejeições”.
O líder do movimento LGBT no Acre, Germano Marino, disse que a luta para que os nomes sociais fossem reconhecidos já perdurava a mais de 20 anos e ressaltou a importância da criação do conselho, que de acordo com ele, vem para criar políticas afirmativas e enfrentamento à discriminação e à violência contra a comunidade.
“O governo está assinalando que cada cidadão tem direito a plenitude da dignidade humana seja ele gay, lésbica, travesti ou transexual. É uma vitória, é um ganho e uma grande responsabilidade porque o nosso direito, não vai tirar o direito de ninguém”.