Hashtag faz 10 anos; marcador foi criado no Twitter por Chris Messina

Há 10 anos o designer Chris Messina criou no Twitter a hashtag, forma de agrupamento de mensagens que permite buscar por conteúdo com tema específico em redes sociais. Nascida em 23 de agosto de 2007, a “tralha” ou “jogo da velha” já está presente em dezenas de outras plataformas como Facebook e Instagram. O símbolo evoluiu de marcador para uma maneira de agregar conversas que alimentam movimentos globais na Internet.

Para comemorar a data, o microblog lança um emoji especial ativado ao digitar o marcador #Hashtag10; em homenagem aos dez anos da inciativa online.

O tuíte original com a primeira hashtag usada por Messina no Twitter acumula hoje 2.900 retuítes (RTs) e quase seis mil curtidas. Nesta terça-feira (23), o designer menciona que só agora ficou sabendo sobre a reação dos donos do microblog sobre a ideia da hashtag. “É engraçado finalmente ouvir a história de quando a proposta [da hashtag] foi recebida pelo time do Twitter há 10 anos!”.

Em entrevista ao TechTudo em 2014, Messina disse que o uso ainda da hashtag não era o ideal. “A beleza da hashtag é a sua flexibilidade para atender às necessidades de muitos atores, ao invés de apenas um tipo de usuário. E eu também vou dizer que ainda estamos tentando descobrir a melhor maneira de fazer uso delas — ninguém está fazendo está certo ainda!”, comentou na época.

Apesar disso, o designer acreditava que o símbolo não deixaria de ser usado rapidamente na web. “Eu não acho que a hashtag estará indo embora tão cedo, assim como “@” para mencionar não vai desaparecer também”, disse.

A previsão se mostrou certeira. Em números divulgados hoje, o Twitter mostra que, só no último mês, foram publicadas mais de 125 bilhões de hashtags por dia.

A “tralha” ou “jogo da velha” já está presente em dezenas de outras plataformas como Facebook e Instagram. (Reprodução)

Hashtags mais usadas

O Twitter aproveitou a oportunidade para divulgar listas com as hashtags mais populares de todos os tempos no Brasil e no mundo.

CONFIRA AQUI.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Hashtag faz 10 anos; marcador foi criado no Twitter por Chris Messina