Morre aos 133 anos o senhor José Coelho da Silva, considerado o homem mais velho do mundo

Nascido no dia 10 de março de 1884, na cidade de Meruoca, estado do Ceará, o ex-seringueiro José Coelho da Silva, que é considerado o homem mais velho do mundo, morreu na tarde desta quinta-feira (24), no município de Boca do Acre, localizado a apenas uma hora, de barco, da cidade de Sena Madureira (AC).

José chegou em Sena Madureira aos 11 anos de idade, junto com os pais que na época buscavam o ouro negro da Amazônia, o leite da majestosa árvore que dá o leite da seringa, denominada Seringueira.

Jornalista Wania Pinheiro,e ex-prefeito Jairo Cassiano, professor Beto e familiares na casa do senhor José/Foto: Mariana Costa/ContilNet

A família se instalou no seringal Mercês, no alto Rio Iaco, mas alguns anos depois, desiludida com a falência dos seringais, decidiu fixar residência no Estirão do Alcântara, uma comunidade do Rio Purus.

José morreu em sua casa, após dias em que vinha apresentando sinais de fraqueza e falta de lucidez. Há cerca de um ano, quando uma equipe da ContilNet esteve na comunidade do centenário, ele lembrou até as carnes de caça que mais gostava de comer: viado, queixada e porquinho. Ele foi levado ao hospital João Câncio Fernandes, mas os médicos aconselharam a família a deixa-lo em casa.

Em fevereiro de 2016, uma equipe de ContilNet visitou seu José que, em companhia da filha Cerlene, de netos e amigos, concedeu entrevista em vídeo que os leitores deste portal irão ver ainda nesta sexta-feira (24).

PUBLICIDADE