Pacote de privatização inclui Eletrobras e urbanitários alertam sobre aumento de tarifa

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (23) um pacote de privatização que inclui 57 projetos, entre os quais a empresa responsável pela distribuição da energia no Acre, a Eletrobras. O vice-presidente do Sindicato dos Urbanitários, Marcelo Jucá, disse que a privatização vai provocar impactos no Acre como aumentos na tarifa da energia elétrica, demissões e apagões.

Marcelo Jucá teme impactos da privatização /Foto: Opinião

O sindicato já realizou diversas reuniões para discutir as questões sociais, econômicas, políticas e de soberania nacional que serão afetadas, caso a privatização da concessionária seja realizada. “Precisamos de algo mais viável para reduzir os custos da Eletroacre, e não a privatização, que vai tirar emprego e gerar uma conta de luz mais cara para a população”, pontou o sindicalista.

Ele também alerta afirmando que a privatização vai priorizar o serviço nas capitais, onde o mercado é mais rentável, e os municípios que ficam distantes tendem a ser prejudicados. “A lógica do capital é atuar onde dê retorno. Eles não têm qualquer preocupação social”, ressalta Jucá, para quem os trabalhadores das empresas e a sociedade serão os prejudicados.

 

PUBLICIDADE