Pressa pra quê?
Corretíssima a decisão da executiva estadual do PP em adiar para abril do ano que vem o processo de escolha do vice na chapa do senador Gladson Cameli, pré-candidato ao governo do Acre. Antecipar essa discussão é se expor a arengas desnecessárias.
Definições
O mais importante, para os partidos de oposição, já se consolidou. A saber: a escolha de um nome com todas as possibilidades de vitória nas eleições de 2018 e o afunilamento dos nomes que concorrerão ao Senado.
Desencontro
O Democratas de Tião Bocalom não participou do encontro, apesar do convite. A coluna apurou ter havido um desencontro de informações no que se refere ao horário da reunião.
Tempo seco
Sacramentada pelos líderes dos principais partidos de oposição ao governo, a decisão de adiar a escolha do vice de Gladson é um banho de água fria nas pretensões de Bocalom de emplacar um nome. Não há clima para teimosias.
Iniciativa parlamentar
O deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) conseguiu aprovar na semana passada, nas comissões de Segurança Pública e de Trabalho e Serviço Público da Câmara, dois importantes projetos.
Pleito
Um deles prevê a inclusão de um representante dos governos de fronteira no conselho gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). A intenção é influenciar no envio de mais recursos do bilionário FNSP para as ações policiais nos limites do território nacional com o Peru e a Bolívia.
Ranking do pó
Como o leitor bem sabe, o Peru e a Bolívia são dois dos maiores produtores de cocaína do mundo – em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Esse malfadado ranking é liderado pela Colômbia de Pablo Escobar.
Ao Deus-dará
Moisés Diniz argumenta que ainda assim os governadores dos estados fronteiriços não interferem nas prioridades das alocações de recursos do FNSP, e por falta de verbas ficam de mãos atadas no tocante ao combate ao narcotráfico.
Melhorias possíveis
Com um representante no conselho que gere a grana do fundo nacional, Moisés tem a esperança de que se possa aumentar os contingentes militares nas fronteiras e garantir a aquisição de equipamentos de inteligência e de repressão ao narcotraficantes. Outra expectativa do deputado é quanto ao aumento do salário dos agentes de segurança pública que atuam nessa regiões.
Respeito aos sabatistas
O outro projeto do parlamentar do PCdoB, aprovado na Comissão de Trabalho e Serviço Público da Câmara, proíbe a realização de provas do Enem e de concursos públicos aos sábados, em respeito àqueles que por convicção religiosa não desempenham quaisquer atividades nesse dia da semana.
Elevação do status
Segundo Moisés Diniz, a aprovação dessa lei na Câmara dos Deputados “eleva o status legal dos sabatistas, que deixam de ser protegidos apenas por um decreto do ministro da Educação, que poderia sofrer mudanças de acordo com o titular do MEC”.
Acuados
Os parlamentares da segunda maior cidade do Acre estão acuados pelo crescimento da violência. Durante todo o mês de setembro, a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul realizará suas sessões ordinárias a partir das 10 horas, e não à noite, como de costume.
Fator crucial
O presidente da Câmara, vereador Romário Tavares (PMDB), confirma que a criminalidade foi um fator preponderante para a decisão.
Período de avaliação
Em fase experimental, a mudança vai vigorar até o final deste mês, quando os legisladores cruzeirenses deverão avaliar os resultados. Se foram positivos em termos de público, o horário será mantido.
Afago
Com o gesto, Romário, de quebra, também fez um agrado aos jornalistas que cobrem as sessões legislativas. Com o antigo horário a vigorar há mais de 20 anos, os repórteres de Cruzeiro do Sul tinham que dar plantão pra cobrir as atividades da Câmara.
Boas-vindas
O deputado federal Alan Rick se prepara para ser recebido em grande estilo no Democratas. A recepção está marcada para às 19 horas da próxima sexta-feira (25), no Afa Jardim.
Maia e Agripino
Para prestigiar a filiação de Alan Rick, o diretório regional do DEM aguarda a confirmação da vinda ao estado do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ), e do presidente da executiva nacional do partido, senador Agripino Maia (RN). Outros nomes de destaque da política no país também são esperados para o evento.