Após manifestações nos dias 17 e 18 deste mês, o Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado do Acre (Sintraba) firmou na tarde da última segunda-feira (21), com o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), um acordo para as formas de pagamento da gestão estadual à categoria.
Júlio Farias, presidente do Sindicato, explicou à equipe ContilNet que, depois dos dois dias de manifesto no pátio do Deracre, foi solicitado pelo governador Tião Viana um “gesto de confiança” para que ambas as partes pudessem chegar à uma resolução.
“Nós retiramos o equipamento na sexta-feira (18) e ficamos o fim de semana e ontem aguardando. Caso o acordo não fosse firmado, iríamos com mais de 100 máquinas para o Centro da cidade”, explicou o presidente.
Contudo, ainda segundo Farias, “prevaleceram o diálogo e a compreensão”. Com o acordo entre equipe de Governo e o Sintraba, o valor de R$ 1,6 milhão será repassado nesta terça-feira (22) ao Sintraba, com as demais pendências seguindo um cronograma de pagamentos. Em 2017, cerca de R$ 2,49 milhões já foram pagos.
“Com a retirada das caçambas que impediam o acesso de veículos ao nosso pátio, fato que radicalizava as conversações, convocamos esta reunião para apresentar uma proposta à categoria e resolver o impasse”, relatou o diretor-geral do Deracre, Cristovam Moura.