24 de abril de 2024

Procissão com mais de 30 mil fiéis encerra novenário de Nossa Senhora da Glória

Com o tema “Maria, Senhora e Mãe da Igreja Peregrina”, a Igreja Católica realizou o 99º Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul, considerada a segunda maior festa religiosa do Brasil, ficando atrás apenas do Sírio de Nazaré. Mais de 30 mil fiéis participaram do ato de fé, devoção e agradecimento durante a procissão que encerrou a festa.

As atividades tiveram início com a santa missa às 17h na Catedral de Nossa Senhora da Glória, onde a imagem foi coroada em uma belíssima apresentação no final da celebração. Em seguida, com velas nas mãos e entoando orações e cantos, os fiéis percorreram as principais ruas do centro, saindo da frente da Catedral seguindo à Avenida Mâncio Lima, Boulevard Thaumaturgo e descendo o Morro da Glória até que a procissão retornou para frente da paróquia.

Mais de 30 mil fiéis participaram do novenário em Cruzeiro do Sul /Foto: Cesário Campelo Braga

Para muitos fiéis que participam da procissão o momento é de agradecimento, pois aproveitam para pagar as promessas pelas graças recebidas, como é o caso de Dona Maria Amélia de Oliveira, de 53 anos.

“Estou pagando essa promessa porque peguei uma doença muito forte nas minhas pernas, eu não andava, não levantava, não aguentava nem levantar para comer, e hoje estou aqui pagando essa promessa. Agradeço muito de ter ficado boa e hoje já voltei até a trabalhar”, relatou.

O novenário acontece desde 1918, três anos após a construção da catedral de Nossa Senhora da Glória, que foi construída em 1915. O procurador de justiça Flávio Siqueira, todos os anos vem até Cruzeiro do Sul participar da festa.

“É uma data comemorativa da fé e todos nós cruzeirenses que vivemos fora voltamos para prestigiar a festa e a nossa cidade. Faz cinco anos que venho”, disse.

Clovis Barbosa também veio de outra cidade para participar da festa.

Fiéis agradeceram pelas bençãos recebidas durante a procissão /Foto: Cesário Campelo Braga

“Todos os anos eu venho para participar do novenário e da procissão, moro em Rio Branco, mas faço questão de vir e agradecer Nossa Senhora. Em todos esses anos nunca deixei de vir e no ano que vem, que é o centenário, estarei novamente aqui se Deus permitir”, relatou.

O bispo Dom Moser Pontelo agradeceu a participação de toda sociedade durante todo novenário e considerou a festa um sucesso.

“A avaliação é muito positiva, não é minha mas de outras pessoas que tem observado uma frequência boa de pessoas rezando e agradecendo. E hoje com essa apoteose da nossa procissão de encerramento só podemos agradecer a Deus e pedir que ele abençoe com a proteção de Nossa Senhora da Glória toda essa população que veio prestigiar, pagar promessa, fazer pedidos e agradecer”, falou o Bispo Dom Moser.

A festa encerrou com a apresentação da banda “Vale Sagrado”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost