20 de abril de 2024

Professor da Ufac ministra palestra sobre a História do Acre em Sena Madureira

O professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Eduardo Carneiro, ministrou uma palestra em Sena Madureira na última sexta-feira (18), data que antecedeu 19 de agosto, o Dia do Historiador. O evento, que aconteceu no Núcleo da Ufac, contou a participação de professores, estudantes e diversas personalidades do município. Poeta e escritor, o palestrante também autografou alguns de seus livros.

Eduardo Carneiro ao lado de um dos organizadores do evento, o também historiador Carlos Vale /Foto: Jorge Natal/ContilNet

Sob o tema História do Acre em Pauta, o professor disse que o momento requer uma reflexão, porque a História, a seu ver, sempre foi um instrumento de guerra e paz. “Da mesma forma que ela semeia o espírito revolta, também possui o espírito de pacificação, de aceitação da ordem, do status quo, da docilização”, explicou Eduardo Carneiro.

Ele instigou a plateia ao perguntar: “Qual dessas histórias você aprendeu?”. O professor questionou ainda se a História do Acre foi oriunda de políticos, dos meios de comunicação, dos documentos oficiais ou dos eventos comemorativos de datas cívicas.

Eduardo Carneiro durante a palestra /Foto: Jorge Natal/ContilNet

“Não tenho dúvidas de que a História que você conheceu é alienadora”, sentenciou Carneiro, explicando que o termo pautar significa pôr o tema na ordem do dia ou trazê-lo para o rol das prioridades.

Um dos organizadores do evento, o historiador Carlos Vale, ressaltou a importância de os cidadãos desenvolverem o senso crítico, ao mesmo tempo em que os profissionais da área precisam ter compromisso com a veracidade dos fatos históricos. “Como historiador, faço uma reflexão para revisar, confrontar e construir outros olhares e não se abster diante da história oficial, de certa forma subsidiadas pelos organismos de governo”, ponderou Carlos Vale.

Historiador autografando suas obras /Foto: Jorge Natal/ContilNet

Ele agradeceu a participação do orador e a presença dos professores Italva Miranda, diretora do Instituto Federal do Acre (Ifac), do coordenador de Ensino da escola Dom Júlio Mattioli, José Pinheiro, do coordenador do Núcleo da Ufac, Evandro Souza, de Leila Sampaio, coordenadora do Programa Especial do Ensino Médio (PEEM), além do ex-vereador, professor e poeta, Hermano Filho.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost