Pequena boca, grande negócio
O deputado Daniel Zen levantou um debate delicado nesta terça-feira (8) na Assembleia Legislativa do Estado (Aleac) ao propor, no debate sobre insegurança pública, a legalização da maconha como alternativa para diminuir a violência que toma conta do Acre.
Nome “Zen” veio de festivais que Daniel participava como músico. O deputado propõe a legalização da maconha
Reações
As reações vieram de toda parte. A deputada estadual Eliane Sinhasique destaca, em postagem pela rede social, que tal ação legalizaria as bocas de fumo, tornando-as em empresas legalizadas. Sobre isso faz outros questionamentos, pergunta se o cidadão viciado estaria disposto a mostrar sua cara, entrar em um estabelecimento credenciado e se apresentar como maconheiro.
Silêncio
Igrejas, pastores e padres ainda não se manifestaram publicamente. O que é estranho, diante de um tema tão complexo como esse. As igrejas lutam, de forma quase isolada, pela recuperação de viciados, esses líderes lidam diariamente com famílias que sofrem os efeitos provocados pelo consumo de drogas.
Fronteiras
Com as fronteiras do Estado abertas e sem fiscalização, o Acre definitivamente seria referência mundial no setor de agricultura como o “paraíso da contravenção”. Zen, sem querer, pode ter dado uma alternativa econômica para resolver o problema do setor produtivo e a geração de emprego e renda.
Sem acordo
Por falar em fronteiras, Brasil e Peru não conseguem chegar a um acordo sobre o traçado da ferrovia Bioceânica que deve cortar os dois países. Em debate ocorrido nesta terça-feira (8) no Senado constatou-se que a construção da Ferrovia Bioceânica, entre Brasil e Peru, depende de um acordo entre os países sobre o melhor traçado e por um fim à diferença das bitolas usadas nas ferrovias brasileiras e peruanas, o que poderia exigir um transbordo na fronteira, também encarecendo o projeto.
Sem trégua
Os ataques não param, por volta das 3 horas da manhã desta quarta-feira (9) policiais e bombeiros militares foram acionados para mais uma ocorrência de incêndio a um prédio público no município de Tarauacá.
Prédio desativado
Dessa vez o incêndio aconteceu em um posto policial desativado, localizado na residencial do Bairro do Corcovado (Segundo Distrito do município). Quando os bombeiros chegaram ao local, o fogo já havia consumido grande parte do prédio, mesmo assim eles conseguiram controlar as chamas.
Asmac defende juízes
Ainda sobre o debate inflamado sobre segurança pública, a Associação dos Magistrados do Estado do Acre (Asmac), por meio de nota, manifestou-se em apoio aos juízes responsáveis pelas audiências de custódia, que todos os dias analisam tecnicamente as prisões realizadas e suas circunstâncias.
Cumprindo a lei
Para a Associação, não se pode responsabilizar a magistratura pela violência que atinge todos os acreanos. A criminalidade envolve questões complexas e que necessitam de estudos profundos sobre suas causas e, consequentemente, seus efeitos.
Abre aspas
“A Magistratura, muito antes de manter as prisões realizadas, tem por escopo verificar se a sua efetivação não implica em violação de direitos, garantindo, assim, o cumprimento das leis. Aos magistrados, no estado democrático de direito, cabe fazer cumprir a legislação vigente”, diz o conteúdo.
Jogo confirmado
O jogo do Atlético Acreano contra o São José está confirmado para o Estádio Florestão. O time acreano foi julgado pelo Tribunal Esportivo por causa de um tumulto no último jogo, em que um torcedor arremessou fogos em direção ao campo. O time acreano foi absolvido e poderá fazer a partida decisiva em casa.
Mudanças na Dias Martins
As mudanças no trânsito da estrada Dias Martins estão recebendo críticas de vários setores e exigem maior atenção de condutores de veículos em Rio Branco. Agora a preferência não é mais de quem entra na rotatória de acesso a Uninorte, mas sim de quem trafega pela via principal, ou seja, pela Dias Martins.
Enquanto isso…
A inflação acumulada no período de doze meses é a menor desde 1999, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira. O IPCA registrou alta de 2,71% no período de um ano terminado em julho. Os preços no mês subiram 0,24%, após terem registrado queda de 0,23% em junho.
Prepotência
Vereadores da Câmara Municipal dão como certa a vitória de Marcus Alexandre nas eleições de 2018. Nesta terça-feira (8), por muito pouco, não colocaram a faixa na vice-prefeita Socorro Neri. Ao contrário do que se viu, Neri fez discurso moderado, centrado na necessidade de um trabalho social.
Subserviência
Para quem há bem pouco tempo engrossava as fileiras tucanas, Socorro Neri demonstrou subserviência ao projeto que fora inserida. Declarou que o PSB – seu partido – sempre caminhará, pelo bem comum, ao lado do PT e do PCdoB.
Vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB)
Protesto
Sindicatos da Saúde fazem protesto nesta manhã, pedindo mais segurança nos Hospitais e Unidades de Saúde. Estranhamente, a sede do Sintesac foi alvo de ataques das facções na terça-feira (8) à noite. Retaliação?
Alívio
O Palácio do Planalto divulgou há pouco nota em que o governo descarta enviar ao Congresso Nacional projeto para aumentar a alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Física. A possibilidade de elevação provocou reação negativa de integrantes da base aliada e de outros setores.
